Santa Maria será palco do maior Festival de Ciência do mundo Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/05/2019

Santa Maria recebe pela primeira vez o Pint of Science, maior festival de ciência do mundo, entre os dias 20, 21 e 22 de maio de 2019.

O Pint of Science tem o objetivo de levar os cientistas para perto do público para conversarem sobre desenvolvimentos científicos contemporâneos de uma forma interessante, divertida, envolvente e acessível, em um ambiente descontraído, como os bares das cidades.

A primeira edição do Festival em Santa Maria vai contar com a presença da vice-reitora da Universidade Franciscana, Profa. Dra. Solange Binotto Fagan e mais três docentes: o Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Zamberlan, o Prof. Ms. Iuri Lammel Marques e a Prof. Dra. Aline Ferreira Ourique.

A programação traz assuntos de diferentes temáticas, todas com olhar voltado à ciência, de uma forma descontraída, sem jargões e mantendo a credibilidade científica para a sociedade. O festival tem como objetivo derrubar intermediários entre o cientista e a sociedade, estabelecendo um canal direto de conversa.

A vice-reitora da UFN falará sobre “O admirável mundo nanométrico”, no dia 22 de maio, às 19h30, no Biroska Bar e Petiscaria. Além do Biroska, o evento também ocorre no Paiol Restaurante e Parrila, com bate-papos das 19h30 às 22h. Além de Santa Maria, mais 87 cidades brasileiras irão realizar o encontro simultaneamente.

O festival surgiu em 2012, com a iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College que realizavam encontros para discutir sobre doenças neurodegenerativas, que logo acabou conquistando os 5 continentes. Os pesquisadores Michael Motskin e Pavreen Paul recebiam pacientes e pessoas interessadas em suas pesquisas e, com isso, foi criado o Pint Of Science que leva a ciência até as pessoas e divulga a ciência pelo mundo. 

No Brasil o projeto surgiu na cidade de São Carlos, no ano de 2015. Logo, o evento conquistou as pessoas pela forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas. Em 2016, foram sete municípios, em 2017 o festival esteve em 22 cidades e em 2018, foram 56 participantes. Este ano, 2019, o Brasil está em primeiro lugar com 87 cidades recebendo o festival, e em segundo lugar está a Espanha, com 72 municípios participantes.

O Pint Of Science não tem fins lucrativos, e a atividade dos organizadores e dos cientistas não é remunerada. Os bares não cobrarão ingresso, o público paga somente o que for consumido e não precisa reservar lugares. 

A organização local do evento está sob responsabilidade da Profa. Dra. Minéia Weber Blattes, representando a Universidade Franciscana, e a Pós- Doutoranda Leticia Arantes, representando a Universidade Federal de Santa Maria. 

Mais informações podem ser encontradas nos locais que será sediado o evento ou na página do Pint Of Science, no Facebook


Programação Pint Of Science em Santa Maria: 
- Dia 20.05 

Bar Biroska – Av. Presidente Vargas, 2050
19h30min 
Tema 1: Insetos X Humanos: uma convivência de conflitos / Palestrante: Prof. Dr. Jerson Carus Guedes 
21h 
Tema 2: Flores para todos: do Reino Unido para o Brasil / Palestrante: Prof. Dr. Nereu Augusto Streck 

Bar Paiol – Av. Presidente Vargas, 1892 
19h30min 
Tema 1: A fonte da juventude existe? /Palestrante: Profa Dra Ivana Beatrice Mânica da Cruz 
21h 
Tema 2: E aí meu velho? Vamos envelhecer saudável? /Palestrante: Prof. Dr. Marco Aurélio de Figueiredo Acosta 

- Dia 21.05 
Bar Biroska
19h30min 
Tema 1: Fake News: estamos sendo manipulados? /Palestrante: Prof. Ms. Iuri Lammel Marques 
21h 
Tema 2: Insegurança na rede: algoritmos, ferramentas e práticas / Palestrante: Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Zamberlan 

Bar Paiol 
19h30min 
Tema 1: Uma viagem no tempo: as mudanças climáticas são recentes? / Palestrante: Prof. Dr. Otavio Costa Acevedo 
21h 
Tema 2: O clima esquentou? O que temos a ver com isso? / Palestrante: Profa. Dra. Nathalie Tissot Boiaski 

- Dia 22.05 
Bar Biroska 
19h30min 
Tema 1: O admirável mundo nanométrico / Palestrante: Profa Dra Solange Binotto Fagan 
21h 
Tema 2: O que os olhos não veem, mas nosso coração pode sentir /Palestrante: Profa. Dra. Aline Ferreira Orique 
Bar Paiol 
19h30min 
Tema 1: Depressão: o mal do século? / Palestrante: Prof. Dr. Guilherme Vargas Bochi 
21h 
Tema 2: Em busca da felicidade: aspectos éticos e filosóficos / Palestrante: Prof. Dr. Dejalma Cremonese




Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo Assecom
*com informações Fabiana Pereira / RP Pint Of Science SM


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação