Sala de Apoio à Amamentação da UFN recebe certificação do Ministério da Saúde Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
20/12/2021

A Sala de Apoio à Amamentação – MAMOR é um espaço gratuito e destinado às colaboradoras, professoras, estudantes e visitantes externas da UFN, que no dia 17 (sexta-feira) recebeu a Certificação do Ministério da Saúde como reconhecimento por promover, proteger e apoiar o aleitamento materno para a mulher trabalhadora. Localizado no Hall do prédio 16 do Conjunto III da Universidade Franciscana (UFN), o espaço calmo e privado oferece poltrona para amamentação, geladeira com freezer para armazenar os frascos esterilizados com leite materno coletado pela lactante e um lavatório para higienização das mãos.

A cerimônia de implantação da placa concedida pelo Governo Federal marcou este momento tão especial, já que o espaço é o primeiro a atender os 32 municípios de abrangência da 4ª Coordenadoria Regional da Saúde de Santa Maria (4ª CRS) e figura entre as seis Universidades brasileiras que investiram em um local como este. Segundo Gabriele Hatwig Knob, que é acadêmica do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil e idealizadora da proposta, ressalta o pioneirismo da UFN: “Observou-se que as Instituições de Ensino Superior não apresentam ambientes de amamentação propícios, justificando a necessidade de um compromisso organizacional neste setor, para que avanços à manutenção e prolongamento do aleitamento sejam alcançados”.

No local estavam presentes a vice-Reitora da UFN, professora Solange Binotto Fagan; o Secretário de Saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas; a Coordenadora do Mestrado em Saúde Materno Infantil, professora Dirce Stein Backes; a responsável pela Política de Saúde da Criança e Primeira Infância Melhor (PIM) da 4ª CRS de Santa Maria, Maclaine de Oliveira Roos; a responsável pelas Políticas de Saúde da Mulher de Santa Maria, enfermeira Mestre Bruna Dedavid; a Delegada adjunta da 4º CRS, Carla Boniatti e a Coordenadora do curso de Odontologia e professora do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil, Patrícia Pasqualli Dotto.

Acompanhando de forma remota e ao vivo por meio de uma transmissão on-line estavam a consultora técnica do Ministério da Saúde na Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Renara Guedes Araújo e a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que liderou o processo de implantação dos 10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno referentes à Iniciativa Hospital Amigo da Criança IHAC/OMS/UNICEF/MS, Evangelia Kotzias Atherino dos Santos, que também é membro efetivo da International Baby Food Action Network-IBFAN- Brasil.

O projeto reforça a intenção do local de que, mesmo durante o horário de trabalho ou estudo das lactantes, elas tenham a possibilidade de alimentar seus bebês em um ambiente adequado e possibilitando que o período de amamentação seja maior, como é indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Você investir no aleitamento materno é investir em um país mais empreendedor e de mais progresso”, destaca a professora Dirce Stein Backes que é uma das idealizadoras deste espaço.

“Como é bom ter um espaço assim para servir de referência, pois ele traz à tona a pesquisa e a inovação que impactam a vida das pessoas que estão inseridas neste local. Além de ser um espaço de uso, também é um local educativo”, comenta a vice-Reitora da UFN já que a Sala MAMOR também oferecerá capacitações com o objetivo de aprimorar o conhecimento e padronizar as práticas entre os estudantes. Os aconselhamentos em aleitamento materno para gestantes e mães que estão amamentando, podem ser agendados na Secretaria dos Laboratórios de Práticas em Saúde (LEP), localizado no 2º andar do prédio 17.

Inaugurado em abril de 2019, o Espaço Amamentação foi uma idealização das professoras Patricia Pasqualli Dotto, Franceliane Jobim Benedetti, Regina Costenaro, Bianca Zimmermann dos Santos e pela coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, Dirce Stein Backes. E, desde então, vem sendo um local para que mães e bebês possam desfrutar do momento de alimentação e vínculo, em um ambiente privativo e seguro.

A identidade visual da Sala de Apoio à Amamentação também foi remodelada após estudos feitos pelo Laboratório de Projetos do curso de Design da UFN e teve como conceito inspirador a sequência de Finonacci, que estabelece a proporção áurea presente na origem da natureza e por ser uma forma orgânica que remete ao útero. Toda a estrutura física da sala também passou por adequações necessárias solicitadas pelo Ministério da Saúde.

* A sala MAMOR está aberta todos os dias durante o horário de funcionamento do Conjunto III.

Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista da UFN