Saiba mais sobre os cursos e o mercado de trabalho das Ciências Sociais Aplicadas da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/02/2021

A área de Ciências Sociais Aplicadas reúne campos de conhecimento interdisciplinares que são voltados para os aspectos sociais das diversas realidades humanas. Pode-se dizer que estão reunidos nessa área cursos que, embora tenham conteúdos específicos, também se mesclam na área das exatas e humanas, como por exemplo as graduações em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. No entanto, a ideia central de todos os cursos que abrangem as Ciências Sociais Aplicadas é contribuir significativamente para a melhoria da sociedade em um âmbito geral.

Administração

O curso de Administração da Universidade Franciscana - UFN tem como finalidade buscar a formação de profissionais com habilidades voltadas ao empreendedorismo, junto ao desenvolvimento de técnicas interativas frente às transformações pertinentes do dia a dia.

O preparo do profissional, bem como as suas capacidades de dinamismo e proatividade, e o relacionamento interpessoal, são considerados os pilares que um profissional deve adotar, ao ingressar no ramo administrativo. Desse modo, a professora e coordenadora do curso de Administração da UFN, Renata Coradini Bianchi, destaca o trabalho docente acerca do objetivo de fazer com que o acadêmico saia um profissional completo da universidade. “O nosso projeto pedagógico tem uma abordagem generalista na área da administração. Atuamos com objetivo de fazer o aluno ter conhecimento em todos os ramos profissionais, mantendo o foco em tópicos como, planejamento, habilitação, direção e controle”, afirmou.

O curso destaca-se pela qualificação do corpo docente, bem como pelas atividades desenvolvidas ao longo dos semestres, dentre as quais, estão as que são realizadas dentro de micro e pequenas empresas, caracterizadas por adotarem um foco no microempreendedorismo. Por outro lado, os laboratórios destinados às práticas administrativas, ressalvam, igualmente, os pontos fortes do curso. “Eles contribuem com a formação do aluno, além de ser considerado um fator que leva os estudantes a trabalharem em empresas juniores”, complementou Renata.

Contudo, o amplo campo de relações é outra característica de bastante vigor na referida graduação. Ela costuma estabelecer uma relação muito próxima com empresários de Santa Maria, a qual em muitos projetos extensionistas, oportuniza aos acadêmicos, atividades para experienciar o mercado profissional. Dentre algumas entidades englobadas nessas parcerias, estão: CACISM, Parque Tecnológico, Prefeitura Municipal e Ambiente de Inovação da UFN, entre outras.

Renata reitera as oportunidades de aprendizado, ligadas aos trabalhos aprofundados junto à Secretaria de Educação de Santa Maria: “Temos um projeto junto à Secretaria da Educação, do município, o qual é feito semestralmente junto de alunos e professores da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Nele, os alunos vão até as escolas para desenvolver capacitações relacionadas à comunicação e expressão”. As áreas de atuação ligadas ao campo administrativo são: organizações de grande/médio/pequeno porte, de ramo estatal ou privado; áreas de administração geral; gestão financeira/orçamentária; gestão de produção e logística empresarial; gestão de pessoas/marketing e organização de sistemas e métodos.

Acadêmica do curso de Administração da UFN, Maria Augusta Calil realça os conteúdos programáticos abordados ao longo dos semestres. Segundo ela, os mesmos têm papel essencial para formação do profissional administrador: “Há conhecimentos imprescindíveis em meio às temáticas trabalhadas conosco, como a desenvoltura, organização, dedicação, disciplina, comunicação efetiva, planejamento, liderança e inovação”.

Para Maria Augusta, há pontos que engrandecem o método de ensino do curso, bem como proporcionam aos discentes, uma visão ampla de mercado. São elas:
- Professores qualificados;
- Método de ensino específico de cada disciplina;
- Atenção do curso para com os alunos;
- Eventos realizados voltados a área da administração;
- Contato direto com profissionais da área;
- Visitas técnicas a fábricas e empresas;
- Integração da teoria com a prática.


O curso de Administração da UFN pode ser encontrado no Facebook, Instagram e no site da UFN.

Conheça o curso de Administração da UFN




Ciências Contábeis

A graduação em Ciências Contábeis da Universidade Franciscana - UFN surgiu de uma demanda social, política e econômica, a fim de capacitar o futuro profissional para atuar em qualquer segmento social público ou privado. O ensino local valoriza os processos capazes de proporcionar ao estudante, a cultura investigativa e o conhecimento técnico.

O curso integra a didática com a pesquisa e extensão, por meio de programas de iniciação científica, tanto por meio de atividades curriculares, bem como através de estágios. A professora e coordenadora de Ciências Contábeis, Daniele Oliveira Bertagnolli, comenta sobre a integração da matriz curricular nas áreas de Negócios, Administração e Ciências Econômicas, a qual estabelece práticas que integram os alunos dos três cursos: “Neste caso, podemos citar a Inside Jr. e o Índice do Custo de Vida de Santa Maria, que são voltados para a integração dos acadêmicos com a comunidade, por meio de ações que entrelaçam a teoria e a prática”.

A Ciências Contábeis destaca-se, também, pela oferta de espaços destinados a práticas acadêmicas. Entre elas, está o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), considerado um projeto da Receita Federal com parceria junto às instituições de ensino, a fim de promover a busca de ações que estejam ligadas a serviços contábeis para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.

O curso também conta com atividades extensionistas vinculadas às disciplinas de Contabilidade e Análise de Custos II, Contabilidade do Agronegócio e Constituição e Formalização de Empresas. “As disciplinas extensionistas visam fazer com que o aluno relacione os conhecimentos obtidos em sala de aula, com situações vivenciadas pelas organizações ou entidades em estudo. Assim, realizamos ações e diagnósticos para propor melhorias, ensinamentos e sugerir ferramentas para a gestão, que possam ser aplicados pela comunidade envolvida e que possam auxiliar na tomada de decisão”, explica Daniele.

Egressa da graduação, a assistente financeira Letícia Weber afirma que a partir da ampla abordagem dos conhecimentos trabalhados no curso, o mesmo se torna útil em qualquer área profissional. “Os conteúdos trabalhados são sempre voltados para as vivências do dia-a-dia, o que propicia uma melhor visão para o aluno e o deixa mais preparado para o mercado. O curso de Ciências Contábeis da UFN possui professores bem capacitados, além de uma coordenação e secretaria que estão sempre dispostos a ajudar os alunos”, finalizou.

A graduação em Ciências Contábeis pode ser encontrada no Facebook, Instagram e no site da instituição.

Conheça o curso de Ciências Contábeis da UFN


Ciências Econômicas

Dentre seus principais destaques, o curso de Ciências Econômicas da Universidade Franciscana - UFN, distingue-se por estabelecer relacionamento com pesquisadores de outras instituições. Em sua matriz curricular, ele integra disciplinas e atividades com as graduações de Administração e Ciências Contábeis, o que possibilita ao acadêmico formar-se em dois ou mais cursos em menos tempo, em razão do reaproveitamento de disciplinas.

A Ciências Econômicas, por si só, desenvolve estudos referentes às áreas de atuação do profissional atuante no mercado. O objetivo é capacitar alunos e prepará-los para o ingresso em uma carreira profissional. A professora Taize Machado de Andrade Lopes, também, coordenadora de Ciências Econômicas da UFN, esclarece as abordagens e propostas do mesmo: “Pertencente à área das ciências sociais, o curso liga o acadêmico a disciplinas de teor quantitativo, as quais abordam áreas complementares de economia”.

De acordo com Taize, a finalidade é fazer com que os discentes entendam como funciona a distribuição de recursos produtivos de forma positiva, em meio a sociedade. Ela ressalta a valorização da matriz, com participação em diversos projetos de pesquisa e extensão, ligados aos cursos de Administração e Ciências Contábeis. “Procuramos privilegiar o estudo sobre correntes do pensamento econômico, com debates e discussões sobre as fases e projeções de um futuro cenário econômico”, completou.

A graduação em Ciências Econômicas diferencia-se também, pelo forte corpo docente. A acadêmica do sétimo semestre, Michele Borges, salienta a influência positiva que a estrutura universitária tem sob o aprendizado dos alunos: “O curso destaca-se desde as infraestruturas e ferramentas das salas de aula, até os laboratórios. Isso faz com que os acadêmicos em geral aproveitem ao máximo o que o curso oferece”. Segundo a estudante, a diversificação da grade é algo positivo, igualmente, já que está anexa à qualidade do corpo docente e ensino.




O curso de Ciências Econômicas pode ser encontrado no FacebookInstagram e no site da instituição.

Conheça o curso de Ciências Econômicas da UFN


Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário Jornalismo UFN
Imagens: Arquivo / Assecom UFN


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação