Saiba como utilizar os recursos tecnológicos a seu favor Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
20/04/2020

Estudar por meio de tecnologias digitais garante uma organização do tempo de forma mais flexível que na modalidade presencial, mas exige disciplina, firmeza de disposição e rigorosidade nas ações. Vejam então, algumas dicas:

1) Organize seu espaço de estudo, ou seja, procure se acomodar em um local da sua residência com acomodações confortáveis, arejado, silencioso, em um horário, de preferência, que coincida com o horário das aulas presenciais.
2) Acesse o site da UFN, acesse o Moodle, procure o nome da disciplina no painel à esquerda da tela e passe a ler as indicações do documento.
3) Leia calmamente, já passe a ordenar o pensamento e realize anotações em seus materiais pessoais, sempre observando as orientações relativas ao formato recomendado para a postagem das atividades.
4) Só após ter ordenado o retorno às atividades propostas, passe para um arquivo, conforme a solicitação da tarefa ou outro formato de atividade proposta, busque seguir os comandos da plataforma e poste o retorno das solicitações.
5) Acesse os arquivos com os tutoriais (ferramenta de ensino/aprendizagem, podendo ser tanto um programa de computador quanto um texto, contendo ou não imagens, que auxilia o processo de aprendizagem exibindo passo a passo o funcionamento de algo), em que são emitidos passo a passo para acesso e utilização de ferramentas digitais.
6) Após revisar as atividades (leituras, esquemas, vídeos, arquivos de lives, figuras, imagens, textos, artigos, tarefas, fóruns) de cada disciplina, procure relaxar, pois você verá que sobrará tempo!
7) É muito importante e muito útil, olhar o campo SAIBA MAIS, pois você poderá ampliar e esclarecer muitas dúvidas!
8) E daí, já está mais tranquilo(a)? Já consegue se independizar dos tutoriais?
9) Procure acessar os campos e ícones do Moodle, pois, como diz minha coordenadora, o Moodle é muito intuitivo! Intuitivo significa que nos induz, que nos instiga a imediatamente partirmos para outra etapa, caminhando junto à curiosidade!
10) Procure sempre observar os prazos para retorno das atividades realizadas.
11) Procure ler e reler os retornos emitidos pelos professores, os “feedbacks” (apreciação, parecer), como costumamos denominar, pois os mesmos nos conduzirão a retomarmos o que não foi observado e refletirmos sobre a necessidade de aperfeiçoarmos nossas produções. O campo destinado aos comentários disponibiliza espaço para dialogarmos com os professores. Utilize-o!

    

12) Como estudar com os colegas online? 

Estudar com colegas, mesmo online, compreende possibilidade de construção de conhecimento de forma compartilhada, oportunizando o desenvolvimento de habilidades que potencializam o trabalho em equipe. Isto pode ocorrer por:
- Participação de atividades orientadas pelos professores pela plataforma virtual, como fóruns, tarefas em grupo e inserção sobre as lives;
- Organização de grupos via redes sociais, aplicativos de celular e meios eletrônicos.

13) Como melhor potencializar seus estudos em casa?
Importantes atitudes:

- procure observar os agendamentos e horários das lives (aulas ao vivo no ambiente virtual, com interação entre alunos e professor). Se preferir não acionar a câmera para visualização de sua imagem, participe inserindo postagens escritas e só ative o microfone quando for interagir com professores e colegas (visualize, com tranquilidade, os ícones – microfone, câmera, compartilhamento – na parte inferior da tela, os quais, quando não estiverem acionados, possuem uma barra sobre os mesmos);
- procure acessar a biblioteca virtual para complementação de leituras e apoio à realização das atividades propostas;
- busque acessar sites indicados pelos professores para leitura e consulta; 
- procure referendar as citações e/ou considerações baseadas em autores, na produção de textos e/ou breves pareceres textuais;
- fique atento à autoria intelectual para não incorrer em plágio; 
- organize os textos segundo as normas da ABNT; 
- procure participar dos fóruns, emitindo considerações fundamentadas e exercitando o diálogo e habilidades como argumentação, criticidade, ponderação, réplica, organização de pensamento lógico, capacidade de expressão escrita;
- busque ler e reler os tutoriais para que seja possível a postagem segura das atividades solicitadas;
- fique esperto, pois a grande vantagem de utilizar meios digitais para estudar é que você comanda o seu tempo. Onde você estiver, poderá acessar as atividades, lives, vídeos, tarefas, arquivos;

   
Edição: Carlos Spall - Jornalista
Informações: Professora Ail C. Meireles Ortiz
Docente dos Cursos de Licenciatura Presencial e EAD da UFN
Coordenadora da Pós-graduação EAD da UFN

    

- aprenda, seja curioso, aprimore-se! Este exercício de utilizar meios digitais, neste momento, ao longo da formação acadêmica, representa oportunidade de conhecer novas ferramentas digitais que seguramente você utilizará em sua atividade profissional, pois o avanço tecnológico ocorre de forma instantânea e progressiva, e, portanto, garantirá um bom conhecimento no manejo de tecnologias de informação e comunicação.
- compreenda que você só está ganhando com a inserção sobre esta experiência nova!

14) Como utilizar de forma adequada os recursos tecnológicos a favor do conhecimento?

O processo de ensino e aprendizagem se dá pela interação dialógica entre professor - aluno e conhecimento, portanto é fato que esta interação só acontecerá pela intervenção mediadora e comprometida do profissional educador e pela atitude voluntária e consciente do educando. 
Assim que o êxito do processo de construção do conhecimento demandará de uma postura orientadora do educador, instigando a curiosidade e pró-atividade do educando, utilizando para tanto meios variados, dentre eles, neste cenário da contemporaneidade, recursos tecnológicos que o farão reconstruir conhecimentos e/ou construir conhecimentos. Neste tempo de livre circulação de informações, se impõe, como atitude fundamental de educador, mobilizar a reflexão e o pensamento crítico sobre este conjunto de dados veiculados. 
Nesta engrenagem, que potencializa ambiência à aprendizagem, é imprescindível a atitude autônoma e responsável deste educando, humano, dotado de habilidades cognitivas, que o conduzirão à condição de prontidão ou não à inserção sobre este processo de construção de conhecimento.
As figuras do educador e educando, em sintonia de responsabilidade, comprometimento e consciência, promoverão a produção de conhecimento por meio de múltiplos recurso, dentre eles os tecnológicos.


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação