Saiba como será a volta às aulas na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
08/02/2023

O 1º semestre letivo de 2023 inicia no dia 13 de fevereiro (segunda-feira) para os acadêmicos dos cursos de Graduação presencial, semipresencial e de Ensino a Distância (EaD) da Universidade Franciscana (UFN). Para marcar este momento tão especial, as Acolhidas estão programadas pela Reitoria e Pastoral Universitária para recepcionar a comunidade acadêmica durante a primeira semana de retorno aos estudos. Além disso, as coordenações de curso também realizarão suas ações de boas-vindas e Aulas Inaugurais com temáticas direcionadas às turmas durante o andamento deste mês.

Já as aulas dos cursos de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) retornam no dia 13 de março (segunda-feira) e os alunos da Pós-graduação Lato Sensu (Especialização e MBA) a previsão de retorno é no dia 17 de março (sexta-feira). O encerramento do semestre para todos os cursos será no mês de julho.

ACOLHIDAS AOS ESTUDANTES

As Acolhidas, que são atividades institucionais coletivas, iniciam já no primeiro dia de aula. Os direcionamentos de datas e horários para participação dos cursos serão feitos diretamente pelos coordenadores.

As atividades de boas-vindas serão realizadas no Salão Azul (Conjunto I) e na Capela São Francisco de Assis (Conjunto III), onde os novos estudantes serão recepcionados pela Reitora, a professora Iraní Rupolo, e terão uma benção do Frei Valdir Pretto. Haverá outros momentos dedicados aos cursos da Área da Saúde que irão ocorrer em outros locais da Instituição e com a presença de familiares dos acadêmicos.

HORÁRIOS E LOCAIS DAS AULAS

As aulas nos três turnos têm seu início marcado para os seguintes horários: turno da manhã (às 7h40min), turno da tarde (às 13h30min) e turno da noite (às 18h25min). Este cronograma se estende aos períodos de aulas das disciplinas, que podem ser de dois a seis, dependendo do número de matérias escolhidas por cada aluno.

Confira o endereço dos Conjuntos institucionais onde as aulas são ministradas: no Conjunto I (Ruados Andradas, nº 1614) estão os Prédios 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 – e o Prédio 8 (localizado na Avenida Rio Branco, 639); no Conjunto II (Rua Silva Jardim, 1323) onde estão os prédios 9 e 11; e o Conjunto III (Rua Silva Jardim, 1175) que comporta os prédios 13, 14, 15 e 16 e o prédio 17 (Rua dos Andradas, 1250).

BIBLIOTECA

A Biblioteca Ir. Consuelo Silveira Netto está localizada no Prédio 2 – Conjunto I (Rua dos Andradas, 1614). Disponibiliza computadores para pesquisa, ambiente de estudos e acervo físico nas áreas das Ciências Sociais, Tecnológicas, da Saúde e Humanas que incluem livros de literatura clássica, contemporânea e infantil.

São mais de 185 mil exemplares entre livros, revistas, teses, dissertações, monografias,mapas, CDs e DVDs. E todos os livros físicos das bibliografias básicas e complementares pedidos em aula estão disponíveis na Biblioteca para acesso gratuito dos estudantes.

GUIA ACADÊMICO

O Guia Acadêmico 2023 é um documento muito importante e que vem para facilitar organização do estudante. Nele, é possível consultar datas representativas do ano letivo, além de tirar dúvidas sobre o funcionamento e os regulamentos da UFN. Ele também traz informações detalhadas de como consultar em qual Conjunto ou Prédio está situado cada curso.

O Guia está disponível para download durante o ano todo na página inicial do Sistema Agenda.

FERRAMENTAS INSTITUCIONAIS

É importante que a comunidade universitária também interaja com as ferramentas digitais que a UFN oferece. Entre eles, o Sistema Agenda (www.ufn.edu.br/agenda) onde é possível que o estudante acompanhe  seu desempenho acadêmico, retire o seu comprovante de matrícula, acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem e até mesmo acessar o seu e-mail. Outro mecanismo de interação é o e-mail institucional que é criado no momento da matrícula e será principal canal de contato durante todo o período da Graduação.