Reunião Geral entre Reitora e profissionais da Universidade tratou sobre ações institucionais Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
23/05/2023

Nos dias 22 e 23 de maio, os colaboradores de diversas secretarias, assessorias e equipes de trabalho atuantes nos prédios dos Conjuntos I, II e III da Universidade Franciscana (UFN) estiveram reunidos com a Reitora, professora Iraní Rupolo, para um momento de compartilhamento de planejamentos de gestão acadêmica e projetos institucionais, além de servir como uma oportunidade de socialização de conhecimento entre os colegas de trabalho. Os técnicos administrativos presentes na reunião estiveram representando setores como a Biblioteca, UFN TV, Jurídico, Secretarias Acadêmicas, Patrimônio, Tecnologia de Informação e entre outros.

A Reitora destacou como a UFN está inserida na comunidade santa-mariense por meio de seus cursos e núcleos de práticas acadêmicas que posicionam os estudantes no contato direto da futura profissão ao mesmo tempo que colaboram com ações positivas em escolas de educação básica, hospitais, Unidades Básicas de Saúde e projetos sociais. Tudo isso sendo realizado através de atividades propostas pelos cursos nas Residências pedagógica, médica, de enfermagem e multiprofissionais, Núcleo de Práticas Jurídicas, Clínicas de Saúde e no Núcleo de Apoio à Diversidade Humana (NADH).

Os pontos que tanto identificam a UFN na sua qualificação da aprendizagem humana e profissional também foram pauta deste encontro, com destaque para o protagonismo estudantil, a experiência formativa, formação continuada dos acadêmicos e os programas de internacionalização que estão em pleno desenvolvimento. Para isso, atenção ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027 que teve sua elaboração realizada no ano passado com a participação de toda a comunidade universitária. Com o PDI está sendo possível avaliar cenários e oportunidades, diagnosticar fragilidades e realizar a organização de novas políticas e diretrizes estratégicas para o bom funcionamento de toda a Universidade. Entre as novidades institucionais estão o Instituto Franciscano de Espiritualidades e Humanidades (IFEH), a Pastoral Universitária, o ITEC Park, a implantação da Cátedra Unesco ‘Cidades que Educam’, a Telessaúde e os projetos de Internacionalização.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Fotos: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo e Márcia Pilar/Jornalista