Reta final para os formandos de Arquitetura e Urbanismo da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
19/11/2020

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN
Imagens: Arquivo Assecom UFN

Estudantes que estão em processo de finalização do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana – UFN, apresentaram seus projetos de TFG II durante o mês de outubro. Devido ao distanciamento social em prevenção à Covid-19, as apresentações ocorreram de maneira remota por meio de videoconferência na plataforma do Zoom.

A disciplina é ministrada e orientada pela Profa. Juliana Guma, que explica que os acadêmicos desenvolvem seus trabalhos finais de graduação em dois semestres. No primeiro momento, os alunos elaboram uma pesquisa teórica para embasamento do projeto arquitetônico, urbanístico ou paisagístico, qual é desenvolvido no segundo momento. Desse modo, são realizadas duas bancas avaliadoras no TFG II: a primeira ocorre em outubro e a banca final, no mês de dezembro.

Durante todo o ano de 2020, as orientações foram realizadas de maneira remota, onde os 32 alunos que realizaram a disciplina tiveram o mesmo suporte de seus orientadores por meio de vídeo chamadas e aulas online.

De acordo com Juliana Guma, os acadêmicos estão tendo eventos formativos remotos que proporcionam discussões entre a turma sobre temas que eles mesmo escolhem para serem tratados. Dois destes encontros ocorreram no mês de novembro (05 e 12/11), onde os estudantes tiveram um bate-papo com a Profa. Anelis Flores sobre paisagismo, e uma roda de conversa online com a Profa. Clarissa Pereira e o doutorando do PGDesign da UFRGS Vinícius Souza, sobre conceitos, ferramentas e práticas básicas do Design Virtual para um bom projeto gráfico.

“Temos convicção que nada é mais rico para a prática projetual do que a relação construída dentro dos ateliês, em conversas e desenhos conjuntos, discutidos com os colegas e professores. E essa experiência do distanciamento exigiu e está exigindo tanto dos alunos quanto dos professores orientadores. É um ano de muita paciência, empatia e criatividade pois, o objetivo de atingir um resultado de excelência não pode ser abandonado em função da pandemia”,explica Juliana Guma.

Como exemplo do processo que vem sendo desenvolvido pelos orientadores e alunos, a acadêmica Gabriela Flores está realizando um projeto denominado Largo Cultural Presidente Vargas, com a orientação do Prof. Adriano Falcão. Gabriela afirma que no começo foi complicado, custando tempo para se acostumar e tentar encontrar melhores formas de lidar com os assessoramentos a distância.

Ela realiza seu TFG em um local pré-existente, o que acaba por necessitar de um olhar físico, e o processo remoto acabou por dificultar um pouco este andamento. Mas, com sorte, a acadêmica reside perto de um terreno de intervenção e, junto com seu orientador, conseguiu fazer as análises do local, o que segundo ela, fez toda a diferença, ajudando-a a compreender o espaço e a entender quais seriam as melhores ideias de intervenção para o local.

“Assim como quanto ao fato de não estarmos na instituição e poder trocar ideias tanto com os professores, quanto com os demais colegas, no final, deu tudo certo. Está sendo uma experiência diferente, de adaptação e de novas metodologias”, finalizou a estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFN.

Para acompanhar as informações e ficar por dentro das bancas avaliadoras e mais atividades do curso, confira o Instagram do curso