Residentes da Unifra realizam trabalho de ambiência na Casa de Saúde Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
20/10/2016
Cuidado. É com isso que residentes do Programa Multiprofissional em Saúde Mental e do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Centro Universitário Franciscano trabalham. Os profissionais, que fazem parte da Unidade 100 do Hospital Casa de Saúde, cuidam não só dos pacientes, mas também do espaço físico. Desde março deste ano, é realizado um trabalho de ambiência no hospital.

O espaço, antes sem cor, agora é rodeado de desenhos e frases motivadoras que refletem no processo de tratamento dos pacientes. “Nós queremos proporcionar a eles o que já é garantido em lei, que é a humanização do tratamento. Assim, eles se sentem úteis e bem”, explica a residente e assistente social Priscilla Duarte, 26 anos.

Os seis residentes que atuam na Unidade 100 têm como objetivo desenvolver um trabalho multiprofissional por meio de diversas atividades terapêuticas que contribuem para o cuidado integral de cerca dos 30 pacientes. Uma das formas encontradas para promover as atividades é a realização de pinturas para tornar o ambiente mais acolhedor. “A gente percebeu que mudar o ambiente muda tudo, inclusive a dinâmica daqui. Não só a equipe se envolveu, como também os pacientes. O nosso objetivo é oferecer um ambiente mais agradável para eles se sentirem cuidados”, relata a psicóloga e residente do Programa, Juliana Marinho, 25 anos.

Na Unidade 100, também são realizadas festas temáticas e capacitações para profissionais da saúde mental. De acordo com a coordenadora do programa, Carin Kaefer, as ações buscam proporcionar reflexão, inclusão e participação por meio de elementos como forma, cor, luz, cheiro, texturas e som, por exemplo.


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação