Residentes da Unifra realizam projeto inovador que inclui usuários do CAPSi no programa Jovem Aprendiz Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/08/2016
Duas residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Centro Universitário Franciscano realizam um projeto pioneiro que propõe a inclusão de adolescentes atendidos pelo Centro de Atendimento Psicossocial Infantil (CAPSi) O Equilibrista no mercado de trabalho de Santa Maria. A atividade, que é uma parceria entre o CAPSi e o projeto Jovem Aprendiz, é realizada pela primeira vez na cidade.

A iniciativa conta com as assistentes sociais Angela Souza e Graciele Matos, residentes da Unifra. São 14 jovens, com idades entre 14 e 21 anos, atuando em cinco empresas do município parceiras do SENAC. 

“Anterior à aula de inauguração, houve todo um processo que teve início em março, com as pré-seleções. Em um primeiro momento, as empresas tiveram grande estranhamento porque foi a primeira turma de Pessoas com Deficiência (PcD) de transtorno mental”, conta Angela. 

Os jovens recebem uma formação teórica e prática necessárias para a atuação na vaga de trabalho. O contrato tem duração de um ano, além da carteira assinada. 

“O primeiro emprego, para eles, é muito importante, porque se sentem jovens como outros da idade deles, tendo uma função e uma importância social”, afirma a fisioterapeuta do CAPSi, Daniela Santos.

A atividade é um trabalho coletivo entre as residentes, as preceptoras do Programa de Residência e a equipe do CAPSi. O objetivo é institucionalizar o projeto para trabalhar a inclusão por meio do primeiro emprego. 

“A gente está fazendo com que a equipe abrace esse projeto para que não seja só passageiro, porque a inclusão tem que se dar a todo momento”, completa Angela. 


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação