Residente em Saúde Mental realiza vivência prática em Santa Catarina Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
08/01/2021

Estudante da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade Franciscana, Mariane Lago Friedrich realizou uma vivência de 15 dias em serviços públicos na rede municipal de Florianópolis, no estado de Santa Catarina.

A atividade faz parte do programa de residência como uma ação optativa, onde o residente tem a possibilidade de realizar estágio em outro local que não o seu de trabalho, podendo ser em qualquer outro lugar do Brasil ou no exterior. O estágio realizado por Mariane teve como finalidade promover a troca de conhecimento, oportunizando à residente compreender outros modos de trabalho e experiências novas de atuação na área.

Ela é formada em Farmácia e, segundo ela, no campo da saúde mental existem poucas vagas para a sua formação no Brasil. Desse modo, ela foi aceita pela Escola de Saúde Pública (ESP) de Florianópolis, para atuar junto à residência da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na qual pode acompanhar duas farmacêuticas do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e dois residentes farmacêuticos da Saúde da Família da instituição.

Ao longo das duas semanas em que esteve em Santa Catarina, a farmacêutica acompanhou o trabalho de dispensação, realizou pedidos de abastecimento das farmácias, participou de seminários atrelados à residência, realizou atendimento farmacêutico e multiprofissional, entre outras atividades.

“Essa experiência contribuiu para a reflexão crítica da prática e formação profissional, principalmente com o contato com outros residentes inseridos no campo e aquisição de mais conhecimento para a execução do cuidado multiprofissional em Saúde Mental”, explica a residente.

O cenário da pandemia de Covid-19 interferiu suspendendo algumas atividades da residência, intervenções e interação com pacientes. Mas, o momento atual não impediu que outras atividades fossem realizadas e aprendidas, sendo necessário apenas estender a compreensão da situação atual para a realização das funções.

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN
Imagens: arquivo pessoal / Mariane Lago Friedrich