Relatos sobre a sistematização da Assistência de Enfermagem Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/10/2020

O IV Seminário SAE/UFN foi realizado no último 29 de setembro, de forma online, com participação de profissionais, acadêmicos da graduação, mestrado e professores da área da Enfermagem. Abrindo o evento, a coordenadora do Mestrado Profissional, Prof Enf Dra Dirce Stein Backes, salientou que a 4a edição do Seminário SAE demostra que a Enfermagem está fazendo a diferença na região central do Rio Grande do Sul.

Em cada depoimento expresso pelos Mestres, egressos do Acordo Capes/Cofen, denota-se o engajamento, a proatividade e a força propulsora em cada cenário de inserção dos profissionais. “O Mestrado não se encerrou com o diploma de Mestre, mas está dando mostra de impacto e mudanças efetivas em âmbito local e regional”, salientou Dirce.

O evento contou com palestras do Enfermeiro Daniel Menezes, presidente do Conselho Regional de Enfermagem - Coren/RS e da Prof Enf Dra Isabel Mendes do Conselho Federal de Enfermagem/COFEN.

Representando o Coren, o Enfermeiro Daniel salientou que vem acompanhando o comprometimento da UFN com o desenvolvimento da Enfermagem na região, onde os produtos dos discentes do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil já apresentam resultados positivos na saúde da população.

A professora Isabel Mendes, que atualmente coordena o grupo de trabalho Nursing Now Brasil, revelou a importância do convênio Capes/Cofen na formação de novos mestres que irão atuar nos seus locais de trabalho, fortalecendo a utilização da SAE. Mostrou-se impactada com o desempenho dos acadêmicos da graduação e pós graduação da UFN, tendo em vista o impacto das ações na região.

Discutiu-se durante as atividades ainda a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), como uma ferramenta teórico-metodológica que fornece subsídios para a consolidação da Prática Avançada de Enfermagem, a qual pressupõe que os Enfermeiros incluam na sua formação conhecimento especializado, habilidades e competências para a tomada de decisão em situações complexas em diversos cenários de prática.


Relatos de experiência

Finalizando o evento, o painel “Experiências exitosas da SAE na Região Central do RS” com a participação dos egressos do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, bolsistas CAPES/COFEN Daniel Soares Tavares, Aline Segabinazzi e Luciana Denize Molino da Rocha os quais retrataram as repercussões dos seus produtos na região central do estado do Rio Grande do Sul.

A Enfermeira Rozelaine Buzanello, do Hospital Universitário de Santa Maria, considerou importante a parceria dos serviços com as Instituições de Ensino Superior, trazendo cada vez mais a SAE para a realidade de atenção dos enfermeiros.


“É um privilégio ter ingressado como mestranda da UFN. Me sinto motivada e já percebo mudanças no meu fazer depois da participação das primeiras aulas e troca de experiências com os colegas de diferentes profissões e instituições” revela Regina Célia Castro Gomes, que ingressou em agosto no Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil/UFN através do convênio Capes/Cofen e participou do seminário.

O evento foi coordenado pela Professora Martha Souza do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil e contou com a equipe de apoio formada pelo acadêmico da graduação de Enfermagem/UFN Leandro da Silva de Medeiros, Mestranda Sheila Dorneles e acadêmico do curso de Administração/UFN Luan Souto.

O V Seminário SAE/UFN tem previsão para ocorrer no primeiro semestre de 2021.


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação