Relatório de Autoavaliação Institucional 2022 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
20/03/2023

Já está disponível para consulta e conhecimento de toda a comunidade acadêmica o Relatório de Autoavaliação Institucional 2022, realizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que reúne dados e informações obtidas através pesquisas realizadas com todos os segmentos universitários que foram convidados a responder a um questionário avaliativo específico para cada público: professores, estudantes e técnicos administrativos.

Os resultados serviram como base para analisar o cotidiano das práticas internas a fim de contribuir para o diagnóstico institucional e ações de melhoria contínua. O questionário foi disponibilizado para resposta individual e voluntária os 400 docentes, 225 técnicos administrativos de todos setores e para os mais de 3.200 acadêmicos. O documento está disponível para a comunidade acadêmica no site da UFN e pode ser acessado por meio do Sistema Agenda neste link e também pode ser consultado na sua versão física na Biblioteca Irmã Consuelo Silveira Netto.

Com a coordenação da professora Sibila Rocha, o Relatório é produzido anualmente e, em 2022, recebeu respostas que apontaram o seguinte ecossistema em expansão na UFN: uso de recursos tecnológicos educacionais; implantação de uma nova modelagem acadêmica; estabelecimento de rede de conexões entre a comunidade acadêmica, utilizando-se de estratégias de engajamento; recebimento do Decreto de instauração como Universidade Católica por excelência; consolidação de seus movimentos institucionais na dinâmica do processo avaliação/diagnóstico/planejamento e ações.

Entre as potencialidades elencadas nas avaliações outro ponto positivo levantado pelos entrevistados foi a infraestrutura oferecida pela UFN, onde se evidencia as instalações administrativas, salas de aula, auditórios, laboratórios e espaços de convívio. Também considerando, neste ponto, os ambientes e equipamentos quanto às necessidades institucionais nos aspectos de quantidade, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, segurança, acessibilidade e conservação.

O Relatório aponta que as análises apresentadas a partir dos diagnósticos e dos resultados identificados como consequências desses movimentos institucionais sinalizam a consolidação de uma cultura avaliativa na UFN que retroalimenta a gestão acadêmica de forma coerente com os documentos oficiais da Instituição de Ensino Superior. Além de permanecer sistêmica na sua qualidade universitária por meio de uma estrutura pedagógica capaz de corrigir caminhos, fortalecer potencialidades, superar desafios e planejar novos horizontes, almejando um processo formativo de qualidade humana, profissional, técnica e social.