Reitoria da Universidade Franciscana toma posse Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/12/2022

Há quase sete décadas a Universidade Franciscana - a Universidade Católica de Santa Maria – desenvolve pela educação superior a formação humana e técnico-científica de seus acadêmicos, integrando ensino, pesquisa e extensão e socializa o conhecimento em vista do bem. E, com base nestes princípios, que a UFN empossou na manhã desta quarta-feira (14) sua equipe diretiva constituída pela Reitora, Vice-reitora, Pró-reitora Acadêmica, Pró-reitora de Administração e Finanças e Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa. A recondução aos cargos obedece ao mandato de mais quatro anos com funções diretivas, políticas de gestão e de metas para o próximo período de gestão universitária.

A solenidade de posse, realizada no Salão de Atos – Conjunto I, teve a mesa de honra composta pela Irmã Nilvete Soares Gomes – Ministra Provincial Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, representando a Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis (SCALIFRA – ZN); o Chanceler da Universidade Franciscana, Dom Leomar Antônio Brustolin – Arcebispo Metropolitano de Santa Maria; a professora Iraní Rupolo; a professora Solange Binotto Fagan; a professora Vanilde Bisognin; a Economista Inacir Pederiva e o professor Marcos Alexandre Alves.


A Universidade Franciscana nasceu com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC) e a Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (FACEM) e que, ao longo de sua trajetória, evoluiu para Faculdades Franciscanas (FAFRA) e depois para Centro Universitário Franciscano. Em 2018, foi oficialmente criada a Universidade Franciscana por transformação do Centro Universitário Franciscano, pelo decreto pulicado em DOU do Ministro da Educação, Mendonça Filho.  E, recentemente, a Arquidiocese de Santa Maria concedeu à UFN o reconhecimento de Universidade Católica de Direito Diocesano por atender aos requisitos de excelência acadêmica, integralidade na formação humana e por significar para a sociedade uma instituição que dissemina os princípios e valores cristãos. 

Reconduzida ao cargo de Reitora que ocupa desde 1998, a professora Iraní Rupolo, segundo as palavras da representante da mantenedora da Universidade, Irmã Nilvete Soares Gomes, representa a coragem e competência através do seu olhar visionário que se unem pela sua paixão pela educação. Graduada em Pedagogia com ênfase em Administração Escolar, Iraní Rupolo é Mestre em Educação e possui formações em Teologia e em Espiritualidade Franciscana. Na UFN ingressou em 1991, como docente. Atualmente exerce liderança e participação em diretorias de organizações representativas da educação superior em âmbito estadual e nacional e em entidades da sociedade civil.

“Enquanto Universidade, propomos desenvolver com os jovens um projeto de vida que dê significado à sua formação pessoal e profissional e sentido à sua existência. Ciente desta realidade, oferecemos acolhimento humano, ambientes de convivência, espaços colaborativos e metodologias interativas para o ensino e aprendizagem em vista da formação universitária de excelência. Aqui, somos aproximadamente 800 professores e colaboradores administrativos e mais de 4 mil estudantes de Graduação e de Pós-graduação. Essa incidência ocorre não somente pelo quantitativo de pessoas, mas por ações e projetos que dinamizam essa sociedade”, enfatiza a Reitora que também detalhou os principais propósitos da gestão para este novo ciclo de projetos institucionais que se inicia: desenvolvimento da nova modelagem acadêmica que incide na reorganização dos cursos, com maior articulação entre teoria e prática; curricularização da extensão que aproxima o conhecimento produzido na universidade com demandas sociais; cooperação interinstitucional que pluraliza oportunidades de mobilidade acadêmica e pesquisas colaborativas; foco na pesquisa; ambientes de inovação como agentes propulsores de interação entre Universidade e o setor produtivo, pelo conhecimento e tecnologia desenvolvida e a prática da educação ao longo de toda a vida.


A Vice-reitoria tem à frente a professora Solange Binotto Fagan que atua na UFN desde 2004 onde já coordenou o curso de Física Médica, o Mestrado em Nanociências e foi Pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Graduada, Mestre e Doutora em Física, atualmente é docente e pesquisadora em cursos de graduação e nos Programas de Pós-graduação em Nanociências e em Ensino de Ciências e Matemática. Entre outras atividades acadêmicas, também é vice-coordenadora do Instituto Nacional de Nanomateriais de Carbono e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências.

Para mais uma gestão como Pró-reitora Acadêmica, a professora Vanilde Bisognin tem o desafio de guiar os mais de 30 cursos de Graduação que são ofertados pela Universidade santa-mariense. Ela é licenciada em Matemática, além de ser Mestre e Doutora em Matemática. Desde 1997 integra o quadro de docentes e pesquisadores em cursos de graduação e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

Já a Pró-reitora de Administração e Finanças, Inacir Pederiva, é graduada em Economia e atua na UFN desde 1995, quando assumiu a mesma função. Entre outras atividades profissionais, atualmente é membro do Conselho Fiscal da Mantenedora – Scalifra-ZN, da Equipe Econômica da Província e da Arquidiocese de Santa Maria, do Conselho Administrativo do Hospital Casa de Saúde e da Direção de Patrimônio do Hospital São Francisco de Assis.

E a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa tem o professor Marcos Alexandre Alves como responsável. Licenciado e Mestre em Filosofia e Doutor em Educação, Marcos Alexandre está na UFN desde 2003, onde foi coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, do curso de Filosofia e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Atualmente exerce as atividades de docência e pesquisa em cursos de graduação e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática e no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens.

Para o Chanceler da Universidade Franciscana, Dom Leomar Antônio Brustolin – Arcebispo Metropolitano de Santa Maria o ato de posse consolida as metas, projetos, pessoas responsáveis pelo itinerário percorrido até aqui: “Esta é uma oportunidade privilegiada para avançar com vigor no caminho. A interdisciplinaridade, a cooperação internacional e a partilha de recursos são importantes para que a Universalidade se traduza em projetos solidários fecundos a favor da pessoa. Por isso, a Arquidiocese de Santa Maria ao conceder o título de Universidade Católica se compromete a estreitar ainda os vínculos com a Santa Sé para que a Universidade possa ter todo aquele aparato que a Igreja Católica tem. A Igreja não tem exclusividade sobre a Universidade, tem originalidade e por isso, especialmente, a experiência no campo da educação. Com esse propósito e perspectiva, nós algoramos em nome da Arquidiocese de Santa Maria e a empossada Reitora e sua equipe gestora continue com a incansável dedicação que possibilita concretizar o que o ensinamento da Igreja reconhece uma Instituição de Ensino Superior Católica”.

Este mesmo pensamento foi compartilhado no discurso da Irmã Nilvete Soares Gomes, após empossar a Reitora e a Vice-reitora da UFN: “Esta Universidade através da reflexão sistemática e crítica, busca desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão na perspectiva da formação integral da pessoa humana. Fomenta a cultura, a afirmação ética da solidariedade, a promoção da dignidade humana, propondo-se a ajudar a Igreja no anúncio e a serviço do Reino de Deus”. A Ministra Provincial Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã também enfatiza que, na missão provincial, a Universidade Franciscana distingue-se pela excelência organizacional, pela qualidade humana, profissional, acadêmica e religiosa da equipe diretiva, coordenadores, professores e colaboradores.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades acadêmicas, religiosas  e civis como o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom; do Reitor da UFSM, o professor Luciano Schuch; do Coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), José Luis Viera Eggres e do diretor–presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM) e integrante do Conselho Universitário da UFN, Pedro Cesar Saccol Filho. Além dos representantes militares da 3ª Divisão de Exército, da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, do Comando Regional do Policiamento Ostensivo (CRPO Central) e do Regimento de Polícia Montada de Santa Maria (1º RPMon).

As cerimônias de posse continuam no dia 16 (sexta-feira), às 9h, será a vez da Reitora da UFN, dar posse aos 11 Diretores Administrativos e aos 40 Coordenadores e seus adjuntos dos cursos de Graduação e Pós-graduação. As solenidades, que contarão com a presença de convidados, serão realizadas no Salão de Atos – Conjunto I (Rua dos Andradas, 1614).



divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação