Reitoria da UFN repudia atos de racismo e violência na IES Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
30/10/2018

Em reunião do Conselho Universitário da Universidade Franciscana, a reitora Iraní Rupolo manifestou, e cobrou posicionamento das lideranças institucionais, diante da manifestação racista que ocorreu na UFN durante esta semana.

Segundo ela, em virtude da polarização nacional do cenário político, ao longo do ano pôde-se perceber a exaltação nos ânimos da população, com atos extremos de intolerância ao outro.

A reitora enfatizou o repúdio a qualquer ato discriminatório na universidade, indicando a necessidade de trabalhar pautas mais propositivas, deixando de lado reclamações e discussões que criam desavenças e inimizades entre as pessoas.

“Na nossa conduta de gestores, funcionários, professores e estudantes temos muito respeito uns pelos outros. Em um ambiente onde a educação, a sensibilidade e o respeito imperam, não há necessidade de desrespeito e grosserias. Devemos desejar sempre o melhor, para que coisas desrespeitosas não aconteçam”, afirmou Iraní.

A Reitora ainda disse que os fatos estão sendo apurados, para tentar encontrar a origem deste ato, onde um processo de investigação administrativa será feito. Além disso, a reitoria ressaltou que é dever de todos dar as mãos e não apontar culpas, mas sim, ensinar, pois essa é a missão de todos dentro da UFN.

Manifestação contra o racismo

O Curso de Jornalismo organiza uma manifestação onde será feito um momento de reflexão sobre o ato de racismo, no sentido de que isso se torne um aprendizado. A atividade ocorre às 17h30 no Pátio do Conjunto III.

Durante a reunião do Conselho Universitário, ainda foram aprovadas mudanças em relação ao regulamento do Conselho Universitário, onde foram criadas duas comissões para atender demandas de dois eixos institucionais:

1) Ensino, pesquisa, extensão, legislação e gestão – Célia de Fátima Rosa da Veiga, Luise Tatiana Wegener, Márcio Paulo Cenci, Paulo Renato dos Santos Ferrony, Renata Coradini Bianchi.

2) Orçamento e patrimônio – Alexandre Zamberlan, Carmelita Barbosa Machado, Claudia Lange.

Ainda na tarde desta terça-feira, foi aprovada a reestruturação do projeto do curso do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática.

A professora Thaís do Canto Dorow afirmou que as alterações vêm a atender uma exigência da Capes. Segundo ela, a ideia é deixar as disciplinas mais direcionadas ao mestrado profissional e o foco no produto educacional.

Contribuindo com isso, o curso, que tinha aulas dois dias na semana, passa a ter aulas somente nas sextas-feiras, de forma semanal, durante os turnos da manhã e tarde.

Segundo a professora Thaís, a remodelação dos cursos é necessária, visto que o conhecimento é dinâmico e não se pode ficar engessado em uma única via de estudo.

Títulos de Doutor Honoris Causa

Além da reformulação do curso, os Conselheiros aprovaram os títulos de Doutor Honoris Causa aos professores Andreas Büscher e Norma Martini Moesh.

Professor Andreas Büscher atua na Hochschule Osnabrück, da Alemanha, e possui atuação proativa e resolutiva em diversas realidades demandadas pelo Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Enfermagem da Alemanha. O docente contribui ativamente no fomento de políticas nacionais e internacionais para o avanço das áreas de ciência da saúde, especialmente no âmbito da enfermagem.

Junto a Universidade Franciscana, Andreas já realizou diversos estudos sistemáticos e participou de diversas jornadas e atividades dos cursos da área da saúde. Além disso, organizou o I Seminário de Enfermagem Brasil-Alemanha, em 2015, o qual acontece anualmente.

O homenageado também organizou, em cooperação com docentes e representantes de Universidades de Ciências Aplicadas da Alemanha, viagens de estudos anuais e intercâmbios semestrais entre estudantes da UFN e demais instituições alemãs, os quais se estendem até hoje.

Já a professora Norma Martini Moesh atuou no curso de Turismo da UFN e receberá o prêmio devido ao reconhecimento à trajetória de vida acadêmica e profissional pelo notório serviço à educação superior na formação de bacharéis em turismo e sua relação afetiva com o desenvolvimento regional.

Além disso, ela atuou como Assessora Técnica em diversos municípios e órgãos estaduais e federais. Foi integrante do Conselho Nacional de Turismo e do Ministério de Turismo. Na função de Secretaria de Turismo de Santa Maria, entre os anos de 2010 e 2016, realizou significativo avanço para o turismo local.

Os docentes receberão seus respectivos títulos no ano de 2019, em uma sessão do Conselho Universitário, que ainda não foi definida.

Texto: Carolina Teixeira / Jornalista
Fotografia: Mark Braunstein