Reitora é vencedora do Prêmio Destaque CAU/RS Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/12/2020

A Reitora da Universidade Franciscana, Iraní Rupolo, recebeu na noite de terça-feira o Prêmio Destaque - Briane Bicca. Em cerimônia online, organizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, a entidade premiou iniciativas que contribuíram para a promoção e valorização do patrimônio arquitetônico do Estado. A data, 15 de dezembro, marca o dia dos arquitetos e urbanistas e, na ocasião, também foi realizada a posse dos Conselheiros da Gestão 2021-2023 do CAU/RS.

Nesta 2º edição, foram premiados finalistas em quatro categorias: poder público, iniciativa privada, movimentos sociais e imprensa. Os finalistas concorriam ao Prêmio Destaque – Briane Bicca. A Reitora conquistou o troféu na categoria Iniciativa Privada – Pessoa Física e ao final da cerimônia foi contemplada com o Prêmio Destaque, que teve votação realizada pelos arquitetos do Estado. “Fiquei muito sensibilizada com os projetos que ouvi nessa cerimônia. O Rio Grande do Sul é um estado com riquíssimo patrimônio arquitetônico e nós trabalhamos na formação de arquitetos. Os professores da UFN sabem que, enquanto reitora, eu tenho me empenhado pela valorização da arquitetura e do urbanismo”, destacou Iraní.

A Reitora relembrou ainda, o empenho de pessoas em favor da recuperação e preservação do patrimônio de Santa Maria. “Eu sei a responsabilidade da formação, esse grupo de Santa Maria muito tem trabalhado com o olhar sensível, respeitoso e, ao mesmo tempo, de recuperação da cidade de Santa Maria, locais que muitas vezes são esquecidos pelo poder público e grandes escritórios. O que mais me sensibiliza no corpo docente são os olhares dos professores que ensinam a ir pela rua e descobrir, uma janela, um portão, uma casa, o que está conservado, preservado e o que precisa de uma política pública para recuperar, manter, restaurar, valorizar. Muito temos a fazer e vou dizer-lhes que o prêmio me sensibiliza e me convoca a engajar-me mais fortemente”, ressaltou.

O professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFN e presidente do Instituto de Planejamento de Santa Maria, Daniel Pereyron, também premiado na categoria iniciativa privada – pessoa jurídica, destacou a alegria de compartilhar essa conquista com a Reitora. “Imaginem o meu orgulho por ser indicado pelo IPLAN e, a Reitora, pelo curso de arquitetura o qual eu também sou professor. Fiquei muito feliz por esta premiação, é um incentivo a nossas práticas de arquitetura e urbanismo, quanto para divulgação e incentivo dessa temática que nos é tão cara. Meu agradecimento ao Conselho e ao IAB, núcleo Santa Maria que nos indicou. Um especial abraço a todos os premiados”, comentou Pereyron.

A Reitora, ao finalizar sua fala de agradecimento, reforçou o empenho de docentes e discentes da Arquitetura: “O curso continua a olhar pela história, pela valorização da arquitetura, do antigo e do novo, do que precisa ser preservado e dos passos que devem ser dados. Muito há para fazer nessa cidade e com o apoio e auxílio de vocês Santa Maria poderá dar um grande passo. Não é para mim esse prêmio, é para os arquitetos de Santa Maria que compartilho essa conquista”.

O projeto Giro Histórico, realizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UFN, foi destacado para indicação ao prêmio pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil, núcleo de Santa Maria, por proporcionar uma importante reflexão para as questões referentes a preservação do patrimônio arquitetônico de Santa Maria, por meio de uma caminhada cultural de divulgação dos remanescentes, das suas características arquitetônicas e da sua importância na construção da memória coletiva do município.

Em virtude do cenário atual de pandemia, o evento de premiação foi realizado deforma virtual, com a participação dos vencedores. A cerimônia pode ser revista abaixo:

Confira a lista de premiados:

Prêmio Destaque - Briane Bicca
Iraní Rupolo - Giro Histórico

Vencedores do Prêmio CAU/RS 2020
Iraní Rupolo
Giro Histórico
Categoria: Iniciativa Privada – Pessoa Física

Fecomércio-RS
Concurso Público para nova sede
Categoria: Iniciativa Privada – Pessoa Jurídica

Killing S/A Tintas e Adesivos
Revitalização do trecho da linha metroviária que passa em frente à sede da empresa, em Novo Hamburgo.
Categoria: Iniciativa Privada – Pessoa Jurídica

Cristiano Müller
Atuação na defesa do direito à moradia
Categoria: Movimentos Sociais – Pessoa Física

Amigos da Terra Brasil
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) dedicada à proteção do meio ambiente e à promoção do desenvolvimento com sustentabilidade e justiça social.
Categoria: Movimentos Sociais – Pessoa Jurídica

Bruna Fernanda Suptitz
Coluna Pensar a Cidade (Jornal do Comércio)
Categoria: Imprensa – Pessoa Física