Reitora da UFN recebe visita de representantes do INEP Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/06/2023

Na tarde desta sexta-feira (16), a Reitora da Universidade Franciscana (UFN), professora Iraní Rupolo, recebeu em seu gabinete para uma visita de cortesia a equipe da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP). Estiveram presentes o diretor de avaliação da educação superior, Ulysses Tavares Teixeira e a coordenadora geral de gestão de exames e indicadores da educação superior, Suzi Mesquita Vargas.

A reunião foi motivada devido a Universidade Franciscana ser uma instituição que possui seus cursos muito bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC). A UFN assume espaço de honra entre as melhores Instituições de Ensino Superior em nível nacional ao manter o conceito 4 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que pontua de 1 a 5. O resultado aponta a permanente evolução frente aos índices nacionais, com destaque rankings de excelência de ensino, produção científica e atuação acadêmica: 1ª melhor universidade privada da região, 4ª melhor universidade comunitária do Rio Grande do Sul e na 5ª posição dentre as universidades católicas do Brasil, dados referentes ao Ranking do Conceito Preliminar de Curso (CPC).

“O sistema do INEP criou uma cultura de avaliação no Brasil que resultou em inúmeras visões captadas e que agregam no aperfeiçoamento e produtividade das instituições de ensino”, destacou o diretor de avaliação. Durante a conversa, a Reitora destacou o âmbito da Universidade como uma instituição comunitária: “Nos preocupamos no desenvolvimento de um perfil humano além da formação técnica, para que nossos egressos estejam aptos para atuar em diferentes cenários do mercado de trabalho”.

Estiveram presentes na reunião a professora Iraní Rupolo, Reitora; Solange Binotto Fagan, Vice-reitora; Vanilde Bisognin, Pró-reitora Acadêmica; Inacir Pederiva, Pró-reitora de Administração e Finanças; Marcos Alexandre Alves, Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa; Janilse Fernandes Nunes, Diretora de Ensino de Graduação; Leonardo Silva de Camargo, Diretor Acadêmico Administrativo; Sibila Rocha, Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Greice Scremin, representante docente da CPA, além dos representantes do INEP.

Texto e Fotos: Gabriela de Flores Neto / Jornalista