RádioWeb UFN define novo quadro semanal de programação Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
29/04/2021

A programação da RádioWeb UFN adapta-se semestre a semestre, com finalidade de veicular novos projetos acadêmicos, assim como de incentivar o desenvolvimento da prática e a familiarização dos alunos com o meio radiofônico. Sob organização da professora e jornalista, Carla Torres, a programação conta com produções acadêmicas do curso de Jornalismo, além de um egresso do Curso de Design de Moda e estudante da pós-graduação da UFN.

Neste semestre, a maioria dos estudantes que produzem para a rádio são os matriculados na disciplina de Radiojornalismo II. Na rotina semanal do laboratório de rádio, há um “rodízio” de funções entre alunos. “Essa dinâmica se estabeleceu tanto pelo entendimento de que a troca de funções entre eles seria interessante, assim como porque iria proporcionar uma diversificação desse conhecimento”, destacou Carla. A dinâmica promove o exercício de preceitos, junto da aplicação de técnicas da atividade jornalística, incentivando o trânsito dos estudantes entre as diferentes realidades.

Fazem parte da programação semanal programas como:

- Moda Pra Quê? (MPQ?);
- UFN Informação;
- UFN Esportes;
- UFN Entrevista;
- Crônicas da Vida;
- Conecta Mundi.

Até 2020, a Rádio já contava com programas como UFN Informação, UFN Entrevista e Crônicas da Vida, atribuídos aos acadêmicos monitores do laboratório. Porém, neste semestre, optou-se por direcionar o desenvolvimento destes programas para os oito estudantes de Radiojornalismo II, Denzel Valiente, Emanuely Guterres, Gianmarco de Vargas, Laura Gomes, Lavignea Witt, Matheus Andrade, Nathália Arantes e Wellerson Leal.

Entre as produções mais recentes da rádio, está Moda Pra Quê?, programa que posiciona a moda como um tema interdisciplinar, a fim de abordar tópicos sobre empreendedorismo ao meio ambiente, assim como assuntos culturais, políticos e econômicos, por meio de entrevistas e mesas-redondas. “O MPQ existe desde outubro de 2020, quando teve algumas edições gravadas com participação da professora Caroline Brum, do Curso de Publicidade e Propaganda da UFN. Participam dele hoje o designer de moda e estudante de pós-graduação da UFN, Henrique Goulart, e as estudantes da disciplina de Projeto de Práticas Jornalísticas, Caroline Nunes, Gabriela Netto e Emanuely Guterres”, explicou Carla.

Já no nicho esportivo, além do Titular da Rede (desenvolvido há anos por diferentes equipes de alunos do Curso de Jornalismo), o UFN Esportes, mediado pelo acadêmico Matheus Jardim, passou a noticiar semanalmente sobre o esporte municipal, nacional e mundial. Enquadrado, igualmente, na programação, o Conecta Mundi apresenta notícias voltadas ao jornalismo internacional, além de uma análise mais aprofundada sobre algum aspecto. A produção e apresentação é da estudante de Jornalismo Laura Gomes.

Segundo a professora Carla, o conjunto do trabalho é bom para o público, frente ao valor das produções acadêmicas com teor informativo e diversificados modos de abordagem. “A comunidade recebe um resultado variado em termos de programação, porque nós temos diferentes áreas de conhecimento contempladas, além de pesquisas científicas, temáticas de áreas distintas, como saúde, política, economia e cultura”, enfatizou.

A professora lembra que desde sua entrada no Laboratório de Produção Radiofônica, a programação passou a ser modificada aos poucos, de modo que novos programas fossem surgindo e os alunos se sentissem à vontade para apresentar novas ideias e propostas: “No atual contexto, busco incentivar ainda mais a criatividade e o protagonismo dos estudantes. É fundamental sair da Universidade com portfólio forte, trabalhos que representem bem a capacidade de cada um”.

A criação de novas pautas e produtos pode ser sugerida por toda comunidade acadêmica pelo e-mail radioweb@ufn.edu.br. Você pode acompanhar a RádioWeb UFN através do site da instituição, no Spotify ou no seu smartphone, através do aplicativo Rádios.Net

RádioWeb UFNSpotify

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo