Radiologia e Física Médica promovem Campanha de arrecadação de protetor solar Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/12/2021

Os cursos de Radiologia e Física Médica da Universidade Franciscana (UFN), estão promovendo até dia 17 de dezembro, a ‘Campanha de arrecadação de protetor solar’. A ação é destinada para catadores de materiais recicláveis de Santa Maria e faz alusão ao Dezembro Laranja, mês do combate ao câncer de pele.

A atividade faz parte da disciplina extensionista de Proteção Radiológica e busca arrecadar protetores solares com fator acima de FPS 30. A ação já foi realizada no ano passado e foram distribuídos cerca de 150 protetores solares.

A professora Ana Paula Schwarz, uma das responsáveis pela campanha, comenta que o câncer de pele é o de maior incidência no mundo. Além disso, baseado em pesquisas foi visto que os trabalhadores rurais, catadores de material reciclável e da construção civil estão muito expostos a radiação solar.

“Resolvemos juntar o conhecimento dos cursos sobre câncer e radiações e divulgar informações sobre este tema. Logo, depois surgiu a ideia de ajudar a população vulnerável dos catadores, que muitas vezes não tem condições e nem informação sobre os malefícios que a radiação em excesso pode causar”, conta a professora. A expectativa é que esse sejam doados mais de 200 protetores solares para a população de Santa Maria.

Os protetores solares podem ser doados na própria Instituição, no Conjunto I, localizado na Rua dos Andradas – 1614 e na Engrenagem, situado na rua Visconde de Pelotas – 225. 


Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação