Qualificação Interprofissional da Atenção ao Pré-Natal foi tema de curso da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/11/2022

O Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN), promoveu a 2ª edição do ‘Curso de Qualificação Interprofissional da Atenção ao Pré-Natal’, em parceria com o Grupo GESTAR - Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Saúde Materno Infantil. Destinada aos profissionais de saúde da atenção primária e hospitalar, a atividade ocorreu de agosto a novembro, com carga horária de 40h divididas entre palestras presenciais e on-line.

Entre os momentos presenciais, foram abordadas temáticas como: ’Qualidade da atenção pré-natal e os indicadores do Previne Brasil’, com as enfermeiras Daiany Donaduzzi e Bruna Dedavid, da Secretaria de Município da Saúde de Santa Maria; ‘Aleitamento Materno’, por meio do seminário integrado da Coordenadoria Regional da Saúde (4ª CRS); ’Diabetes Mellitus e Hipertensão Gestacional’, com o médico obstetra José Antônio Ferreira; ‘Plano de parto e Empoderamento Feminino’, abordado pelas enfermeiras obstetras Rosiele Flores e Kelen Pompeu; ‘Mostra das Maternidades SUS’, com as enfermeiras Ângela Naidon, do Hospital Casa de Saúde (HCS), Jaqueline Quadros, do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e Eugenia Rigon, do Hospital de Santiago; e ‘Infecções na Gestação’, com a médica obstetra Caroline Bombaque dos Santos.


Já as atividades on-line, contaram com vídeo-aulas gravadas por profissionais convidados de diferentes regiões do país. A coordenadora do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil, professora Dirce Stein Backes, comenta os objetivos do evento foram atingidos: “Conseguimos integrar alunos da graduação, residência e mestrado, além de grande número profissionais da atenção básica de saúde e dos hospitais. Aprendemos e construímos juntos novos saberes e práticas que, seguramente, irão qualificar a rede em saúde materno infantil na região central do Rio Grande do Sul. Juntos crescemos e reconhecemos que podemos ser referência em saúde materno infantil”.

A conclusão da programação foi no dia 11 de novembro (sexta-feira), quando os participantes apresentaram o produto final do curso, que consistiu na elaboração de um infográfico. “A ideia é que os profissionais e estudantes participantes do curso contemplassem nestes infográficos estratégias de melhorias da atenção e gestão da saúde materno infantil, de acordo com a sua realidade local’’, explica estudante do curso de Enfermagem da UFN e bolsista de Iniciação Científica PPSUS/FAPERGS, Leandro Medeiros.

A acadêmica do curso de Enfermagem, Camila Cioquetta ressalta que o curso possibilitou ampliar saberes e práticas sobre o funcionamento da rede de atenção, bem como fluxos e encaminhamentos dos diferentes municípios abrangentes da 4º CRS. “Enquanto acadêmica de Enfermagem, houve um crescimento pessoal e profissional onde permitirá, como futura profissional, ofertar um atendimento de qualidade as gestantes e bebes’’, afirma a estudante.

O projeto contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), Sistema Único de Saúde/Ministério da Saúde (SUS/MS) e por meio do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS): gestão compartilhada em saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria e Governo do Rio Grande do Sul, via 4ª CRS. Além da organização de acadêmicos do curso de Enfermagem e mestrandos da UFN.


Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Fotos: Divulgação/Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação