Publicidade e Propaganda promove ação 'Adote um Agasalho' Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
08/05/2019

Toda e cada pessoa possui uma trajetória única de vida. Às vezes, por razões desconhecidas, nem tudo sai como o planejado, e a viagem para uma cidade diferente em busca de emprego se torna um desafio de sobrevivência, por exemplo.

Há, porém, uma atitude, que pode ser tomada diante dessas situações: "ajudar alguém que está passando por um momento difícil!". A partir de uma afirmação como esta, surgiu o projeto Adote um Agasalho, iniciativa de um grupo de acadêmicos do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana.

Desde os primeiros dias do mês de maio, quem passou pelo Hall do Prédio 16, no Conjunto III da IES, pode notar a presença de um varal interativo, com cabides azuis e algumas fotografias em preto e branco. Neste espaço, são apresentados os nomes e características dos residentes da Pousada Acolher, localizada na Rua Sete de Setembro, nº 806, e indica o pedido de uma peça de inverno que cada um deles gostaria de receber.

Os pedidos vão de moletons e calças, à casacos de lã e sapatos, sem a necessidade de serem novos ou de uma marca específica. Qualquer doação feita é bem-vinda para aquecê-los durante o rigoroso inverno do Sul.

O projeto foi idealizado pela turma do 5º semestre do curso de Publicidade e Propaganda, para a disciplina de Projeto de Extensão em Comunicação Comunitária I. A cadeira incentiva os acadêmicos à pensar em ações de cunho extensionista para beneficiar uma comunidade que se encontra em algum tipo de vulnerabilidade social.

O local escolhido para a aplicação do projeto foi a Casa de Passagem para Adultos – Pousada Acolher, que tem capacidade para receber 50 pessoas, e oferece, além de acolhimento e carinho, refeição e acomodação de forma gratuita para a população que se encontra nessa situação em Santa Maria.

Para o desenvolvimento da proposta, os acadêmicos visitaram o local para identificar as carências mais urgentes de cada residente. Ao total, foram recolhidos 22 depoimentos, e essas entrevistas foram transformadas em relatos textuais que, acompanhadas de um registro fotográfico, fazem a apresentação de fragmentos da trajetória de vida de cada pessoa.

“São histórias que valem receber um momento de atenção, e pessoas que, além de terem sonhos muito maiores, nesse momento, querem um simples ato de solidariedade para que possam ter um inverno mais confortável. A gente acredita que o calor da solidariedade pode aquecer e proteger esses residentes na estação mais fria do ano. E aí, que tal adotar essa causa e doar um agasalho?”, incentiva Júlia Medeiros, uma das idealizadoras da campanha.

Além dela, os acadêmicos Thaís Trindade, João Paulo Antunes, Gabrielle Simon, Gabriel Avila, Marcelo Bevilacqua, Vitória Rodrigues, Milena Denardin, Sabrina Bianchi, Nádia Schultz e Lázaro Daniel também são responsáveis pela iniciativa.

As doações podem ser feitas diretamente nos cabides disponíveis no Hall no Prédio 16, que ficarão expostos até o dia 16 de maio. Para conhecer melhor o projeto, confira a Página da Campanha no Facebook.

Texto e Imagens: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo Assecom