Psicologia realiza videoconferência com egressa que reside na República Tcheca Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
25/04/2019

Em alusão aos 20 anos do Curso de Psicologia da Universidade Franciscana, que se comemora em agosto de 2019, a graduação está organizando diversas atividades com os egressos do curso para falar sobre suas experiências e carreiras. A convidada do mês de abril foi Daniela Bach Rizzatti, que falou com os acadêmicos das disciplinas de Seminário Integrado de Psicologia, diretamente de Praga na República Tcheca, onde trabalha e vive atualmente.

Egressa da UFN, Daniela possui especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental, Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e também está inserida no Grupo de Estudos sobre Desenvolvimento de Carreira (GEDC).

Durante a videoconferência realizada na manhã de quarta-feira, 24 de abril, a psicóloga contou sobre suas experiências desenvolvendo uma carreira no exterior. Em seu último ano de graduação, Daniela realizou um estágio internacional em Belgrado, na Sérvia, executando trabalho voluntário na Associação Nacional de Pais com crianças com câncer (National Association of Parents of Children with Cancer).

A egressa também relatou que por conta da descendência de sua família, sempre praticou um pouco de alemão e inglês em casa, e para melhorar ainda mais as suas habilidades de conversação, Daniela realizou um intercâmbio na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, onde trabalhou como hostess em um restaurante.

Na República Tcheca, ela trabalha como Recrutadora para a empresa de TI D-ploy Company, sendo responsável por todas vagas disponíveis na Alemanha. Ela conta que conseguiu essa oportunidade através do Programa Talentos Globais da AIESEC.

“A vaga que me foi oferecida era para um cargo júnior, ou seja, para um recém-formado, então eles me perguntaram diversas vezes se era o que eu queria fazer mesmo. Mas eu aceitei, pois mesmo já tendo experiência, eu realizaria esse mesmo trabalho em uma outra língua, e em um país diferente do meu. Eu cheguei lá com a segurança de que seriam 6 meses de contrato, e durante esse tempo, eu pensaria no que fazer depois. Só que eu acabei crescendo dentro da empresa, e me apaixonado pela cidade, e ainda não voltei para o Brasil”, avalia Daniela.

Quando questionada sobre as diferenças estruturais dos países, Daniela destacou a qualidade de vida, a beleza das cidades tradicionais europeias, as Universidades Públicas gratuitas, cujos processos seletivos são de fácil adesão, e também a possibilidade de realizar pequenas viagens durante feriados e fins de semana, e assim, conhecer o mundo.

A videoconferência teve a participação dos alunos da disciplina de Seminário Integrado de Psicologia, e das professoras Cristina Saling Kruel, Liana Boher Berni, Monise Serpa e Marcele Zucolotto.

Texto e fotografia: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo Assecom