Projetos do Mestrado em Saúde Materno Infantil são aprovados pelo Edital Catalisa, do SEBRAE Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
29/03/2021

O Mestrado em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN), obteve dois projetos aprovados no Edital Catalisa, do SEBRAE. Desenvolvidos pelas alunas Nathalia Adames e Lenise da Silva, eles estiveram entre os 1000 selecionados, de 1560, em âmbito nacional. A divulgação ocorreu em março, na “Aula Inaugural - Catalisa ICT”, no Youtube.

Orientadora em ambos projetos, a professora Dirce Backes destaca o grau de impacto e acessibilidade coletiva gerada. Segundo ela, o impulso dado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Materno Infantil foi de extrema relevância para mostrar o grau de capacidade das alunas e o esforço empenhado na construção dos trabalhos: “O resultado ajuda a estimular outros estudantes a mostrar que é possível nos colocarmos em âmbito nacional. Temos potencial e a oportunidade está em nossas mãos”.

O “Recicla RS”, desenvolvido pela aluna do mestrado, Nathalia Adames, é um programa de incentivo à reciclagem de materiais reutilizáveis. Ele também foca na melhora da comunicação entre as entidades recicladoras e a comunidade. Dentre outros objetivos, estão, o aumento da quantidade e qualidade dos materiais reutilizados e a visibilidade do trabalho de pessoas inseridas neste meio. “O projeto da Nathalia tem um impacto ambiental e social para fins de reciclagem. É um incentivo imenso ao conhecimento de uma cultura de sustentabilidade”, comentou Dirce.

A mestranda conta que a ideia surgiu de um projeto multiprofissional de pesquisa-ação, com o nome Empreendedorismo social da enfermagem, em uma associação de materiais de reciclagem. “Neste percurso, foram identificadas necessidades de mulheres, mães e gestantes selecionadoras de materiais recicláveis, relacionadas a condições de saúde, econômicas, ambientais, sociais e reconhecimento social. Então, optamos por criar um processo emancipatório de inclusão social das integrantes da associação, surgindo com a ideia do aplicativo móvel para captação de materiais recicláveis”.

A elaboração do “Recicla RS” carrega consigo, além da promoção à saúde ambiental, uma cartilha bilíngue para o ensino entre crianças, como a proposta de disseminar a cultura de reciclagem e cuidado com o meio ambiente. “O Recicla RS, hoje, se insere nos objetivos sustentáveis da agenda de 2030 da Organização das Nações Unidas, e na agenda de prioridades de pesquisa do Ministério da Saúde, na área de tecnologias no desenvolvimento sustentável, tratamento e reciclagem de resíduos sólidos, saneamento básico, além do eixo da saúde materno infantil”, explicou Nathalia.

Para ela, a seleção do material no Edital Catalisa do SEBRAE, é uma oportunidade de instigar profissionais de dentro do mestrado, para que invistam em redes colaborativas. O Recicla RS está em formato de aplicativos para IOS e Android, e também, em formato de website.

Classificado, igualmente, o programa “Gestar Care”, é um Software Web que visa fornecer ao usuário, o contato com profissionais da saúde, capacitados para o atendimento de mulheres e suas famílias. Ele objetiva viabilizar a relação, sem o agendamento de uma consulta presencial. “O programa trouxe em período de pandemia, a chance de assessorar gestantes, de forma online. Poder apoiar e ajudar a esclarecer todo o processo, é um grande benefício, pois essas mulheres não precisam se expor em ambientes de risco, na pandemia”, salientou Dirce.

Autora do projeto, a egressa do mestrado em Saúde Materno Infantil, Lenise Dutra da Silva comenta que a ideia surgiu a partir de um desconforto ao ver muitas mulheres com dúvidas no período gravídico-puerperal, usando a internet como recurso de esclarecimento: “Nesse contexto, optei por desenvolver um programa onde o profissional exercesse o seu atendimento, fazendo com que as pacientes pudessem receber orientações e consultas de profissionais, de forma rápida, segura e de baixo custo”. O Gestar Care está disponível, e pode ser acessado ao clicar aqui.

O Gestar Care estabelece vínculo com o Ambiente de Inovação da UFN (ITEC), responsável pelo registro do programa junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O gestor operacional da ITEC, Henrique Jann, comenta sobre a parceria estabelecida com o Software Web, junto dos planejamentos para incubar o Recicla RS: “Queremos contar com os projetos na ITEC. Eles participaram da Mostra Tecnológica da instituição, no final de 2020, sendo coroados nas áreas de Saúde e Tecnologia".

O próximo passo de avaliação do Edital, consiste na capacitação online dos pesquisadores, assim como em desafios e demandas ligadas ao setor produtivo social.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo
Imagens: Divulgação UFN / Mestrado Saúde Materno Infantil