Projetos do curso de Enfermagem são certificados na campanha Nursing Now BR Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/03/2021

O Curso de Enfermagem da Universidade Franciscana teve quatro projetos da área reconhecidos com êxito, e agora compõem o conjunto de iniciativas da Nursing Now Brasil.

A aprovação das iniciativas foi dada pelo Conselho Federal de Enfermagem, em conjunto com o Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP.

A campanha Nursing Now que seria encerrada no ano de 2020, foi estendida até maio de 2021, em virtude de a área da Enfermagem estar entre as mais importantes no topo da saúde, diante da pandemia de Covid-19 enfrentada no mundo.

Desse modo, a Organização Pan-Americana da Saúde incentivou as Instituições parceiras e apoiadoras da campanha a enviarem projetos de iniciativas que foram aplicados durante esse período. Os projetos foram selecionados, avaliados e, por fim, certificados.

Dirce Stein Backes, docente do curso de Enfermagem, foi uma das colaboradoras no projeto que trabalhou uma gincana online desenvolvida em alusão a campanha do Nursing Now. A professora ressalta que a iniciativa foi uma ideia empreendedora, envolvendo o município e região e promovendo a visibilidade tanto da área, como da UFN e de Santa Maria
.
Confira as iniciativas certificadas:
- Curso de Enfermagem da UFN alinhado às metas da campanha Nursing Now;
- Histórico de Enfermagem para consulta pré-natal validado por especialistas no BR;
- Gincana online de Enfermagem alusiva à campanha Nursing Now;
- Contribuição da Enfermagem global face à covid-19;

Outra docente do curso que contribuiu com o envio das iniciativas foi a professora Martha Souza, com o projeto “Contribuição da Enfermagem Global face à Covid-19”. Este foi um livro organizado por Martha, juntamente de Claudia Diaz e Mara Marchiori. O livro contém textos que socializam vivências do cuidado da Enfermagem, frente ao coronavírus em diferentes países.

“Parte das pesquisas publicadas nesta obra são resultados da parceria Capes/Cofen, o que muito nos honra. As produções contidas neste livro são de natureza teórica, reflexiva e investigativa, demonstrando o potencial científico fundamental da Enfermagem”, comenta Martha Souza.

A campanha Nursing Now, que significa “Enfermagem Agora”, tem como proposta elevar o status e o perfil da enfermagem em todo o mundo, capacitando enfermeiros para que ocupem seu lugar no centro dos desafios de saúde do século XXI, tornando-os profissionais mais proativos, empreendedores e engajados nas políticas relacionadas à saúde.

Nursing Now é dinamizada pelo Conselho Federal de Enfermagem e o Conselho Regional de Enfermagem - COREN-RS, por meio de eventos, chamadas para publicações e editais específicos para a captação de experiências acadêmicas exitosas.


Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação