Projeto “Universidade e Territórios” integrou práticas de extensão a entidades educacionais de Santa Maria Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/04/2021

Professores dos cursos de Licenciatura da Universidade Franciscana (UFN), desenvolveram um projeto denominado "Universidade e Territórios”, ao integrar atividades extensionistas, junto à comunidade santa-mariense. Com início em março de 2020, ele teve como objetivo promover um ambiente de interação e aprendizagem online, entre acadêmicos e docentes das graduações, junto a grupos escolares da cidade.

Durante o decorrer dos planejamentos, estudantes de diferentes semestres das licenciaturas utilizaram-se do espaço digital para criar um ambiente remoto de conectividade, por meio de um movimento de diálogo horizontal entre Universidade e o coletivo educacional do município. Relação esta, que gerou uma troca de ações curriculares, a fim de coordenar práticas extensionistas entre os acadêmicos.

Esta alternativa de trabalho estabeleceu o uso de Salas Temáticas Virtuais, onde foram abordados diferentes temas. Entre eles, estiveram presentes assuntos relacionados à pandemia, com finalidade de discorrer sobre os impactos no espaço urbano, bem como na desigualdade na educação, junto de profissionais urbanistas, epidemiologistas, sanitaristas, gestores de sistemas de ensino e de escolas locais.

No decorrer dos planejamentos, elaborou-se uma Carta Aberta sobre o papel educacional, ligada aos desafios impostos pelo afastamento social, com o nome de: “UNIVERSIDADE & TERRITÓRIO: carta apoio à educação santa-mariense em tempo de crise sanitária”. Além dela, os acadêmicos produziram produtos em formato de podcasts. Ação que compreendeu o protagonismo estudantil como meta de frisar o compromisso social das Licenciaturas da UFN.

Produções estas que objetivaram dar suporte aos educadores de Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio, de Santa Maria, por meio da apresentação de novas técnicas de metodologia e inovação, frente ao Ensino Remoto. Em meio à esta didática, foram abordadas nos produtos, informações e curiosidades sobre diferentes localidades do município, com destaque à importância do cenário histórico-cultural da cidade. As atuações extensionistas manifestaram um forte impacto socioeducacional, de modo que promovesse a escuta aos “territórios”, considerados recortes espaciais ou objetos de intervenção em escolas.

Uma das responsáveis pela organização do projeto, a professora Ail Meirelles, do curso de Pedagogia, salientou o trabalho desenvolvido entre entidades escolares e não escolares, assim como com representantes comunitários, docentes e gestores: “A nossa proposta evidencia a inserção universitária, junto à população local em tempo de crise sanitária. Essas ações online possibilitaram a manutenção das práticas extensionistas, junto do ganho de amplitude entre os meios de comunicação com a comunidade”.

Segundo a professora, as ações desenvolvidas por meio da curricularização da extensão, fortaleceram o processo de formação acadêmica, bem como contribuíram com os segmentos da comunidade escolar neste tempo de ensino remoto e híbrido. “A perspectiva é seguir produzindo recursos pedagógicos digitais para os professores da rede pública e privada, envolvendo todas áreas do currículo escolar", completou.

Elaborado pelos docentes da licenciatura da UFN, o projeto está disponibilizado no canal do Youtube, “UNIVERSIDADE & TERRITÓRIOS”.

TEXTO: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo