Projeto de mestranda é concretizado em Sala de Apoio à Amamentação no Hospital Casa de Saúde Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
31/03/2023

Ocorreu na terça-feira (28) a inauguração da Sala de Apoio à Amamentação, na Unidade Pequeno Príncipe do Hospital Casa de Saúde, o espaço é uma parceria com o Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil  da Universidade Franciscana (UFN). O momento reuniu representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde e da Associação Franciscana de Assistência Saúde (SEFAS).

Patrícia Pasquali, professora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, conta que a ideia surgiu no Mestrado, e tem como intuito proteger e promover o aleitamento materno, e trazer para essa mãe uma orientação. “As mães precisavam de um ambiente acolhedor, calmo, tranquilo, em que elas pudessem fazer uma orientação mais direcionada para as mães internadas e seus bebês. Então o Mestrado veio com essa inovação, pudemos proporcionar esse espaço dentro da Unidade da Maternidade Pequeno Príncipe”, complementa.

A mestranda Débora Dickel, explica que quando começou o Mestrado, tinha o desejo de fazer algo para as mulheres, o que virou um produto de dissertação, que faz com que o Hospital Casa de Saúde, seja o primeiro a ter uma sala de apoio à amamentação em Santa Maria. A acadêmica relata que à muito amor envolvido nesse projeto, “eu sei que essa sala ela não vai parar aqui, pois, vai ter um seguimento, porque é uma ação que inicia comigo, mas, com uma continuidade da equipe de saúde e com os alunos da UFN”.

A presidente da SEFAS, Irmã Liliane Pereira, comenta que: “Isso só reforça a ideia que nós temos de buscar sempre um serviço de excelência e ao mesmo tempo criar parcerias fortes que nos possibilitam fazer da melhor maneira o trabalho que a gente se propõe”. Liliane relata que é um dia histórico para SEFAS, para o Hospital, e para as mulheres gestantes que vão ao longo do tempo confiando na nossa Instituição. A cada mês, cerca de 100 bebês nascem na Casa de Saúde, a sala além de ser um espaço que proporciona acolhimento e apoio para as primeiras orientações sobre amamentação, também tem um propósito de auxiliar as mães que voltam ao trabalho após o parto.

Texto: UFN TV