Projeto de mestranda da UFN é utilizado em capacitações na Casa de Saúde Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/01/2022

Um dos produtos técnico-tecnológicos desenvolvidos no Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana, o álbum seriado ‘Cuidado com o recém-nascido na primeira semana de vida’ traz conhecimentos que são necessários aos cuidados efetivos dos profissionais de saúde direcionado aos primeiros dias do bebê. Com a autoria da mestranda Ticiana Aita Xavier o projeto, que foi aplicado no ano de 2021, contou com a orientação da professora Regina Santini Costenaro e teve a colaboração da professora Dirce Stein Backes.

O conteúdo foi utilizado para realizar as capacitações, durante as passagens de plantão, com os profissionais da saúde da Unidade Obstétrica do Hospital Casa de Saúde, em Santa Maria. Posteriormente também servirá como material de instrução para outras Unidades e Serviços de Saúde, por se constituir de um material didático e criativo para o fomento da Educação Permanente em Saúde, já que foi criado em formato impresso e composto por imagens e ilustrações acompanhadas de textos de fundamentação teórica.

No material, inicialmente é apresentado o Teste APGAR (aparência/pulso/gestos/atividade/respiração) e o Método CAPURRO, que avaliam as condições de parto do recém-nascido e auxiliam o diagnóstico da idade gestacional. Além de cuidados que expressam as especificidades da pele do RN e a importância de seus hábitos de higiene; informações a respeito de condições respiratórias, cuidados terapêuticos que desmistificam a ideia que a criança não sinta dor; e tópicos em que são apresentadas as principais doenças comuns e má formações congênitas a este período da vida, como: Eritropoiese, Retinopatia, Pneumonia Neonatal e Hipoglicemia Neonatal. O álbum seriado é finalizado com os Testes de Triagem Neonatal, entre eles o Teste do Pezinho e o Teste do Coraçãozinho.

“O álbum seriado é um excelente recurso didático para direcionar, de forma criativa, a sequência da exposição e possibilitar a imediata retomada de qualquer assunto já apresentado, possibilitando a utilização de materiais diversos na sua confecção, como fotografias e desenhos e assinala os tópicos essenciais de cada temática. Ele foi confeccionado com a participação de alunos de iniciação científica e com o apoio dos profissionais de saúde, o que o tornou ainda mais atrativo durante as capacitações. O mesmo é replicável às diversas Unidades e Serviços de Saúde de âmbito nacional”, comenta a coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil e uma das idealizadoras deste projeto, professora Dirce Stein Backes.

A mestranda Ticiana Xavier é formada em Medicina e atua como pediatra na Unidade Obstétrica onde foram realizadas as capacitações de qualificação do cuidado ao recém-nascido. De acordo com as organizadoras, esta capacitação foi demandada pelos próprios profissionais da saúde, os quais perceberam a necessidade de qualificar o cuidado ao recém-nascido. Também colaboraram com a pesquisa e organização do projeto as acadêmicas do curso de Enfermagem: Beatriz Gonçalves Gomes, Dielli Arend Teixeira, Eduarda da Silva Dorneles, Gicelle Moraes Martelli, Graziele Alves Flores, Natiele Jorge Santana e Pabline Pivetta de Oliveira.

Texto e Foto: Márcia Pilar/Jornalista da UFN
Imagens: Reprodução do Álbum Seriado 'Cuidado com o recém-nascido na primeira semana de vida'