Projeto de extensão das Ciências Econômicas estuda o mercado de trabalho de Santa Maria Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
26/07/2019

Um Projeto de Pesquisa e Extensão realizado por docente e acadêmicos do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Franciscana, durante a disciplina de Economia do Mercado de Trabalho, criou um relatório sobre o mercado de trabalho de Santa Maria entre os anos de 2007 até 2018.

A pesquisa foi coordenada pelo professor Thales Zamberlan Pereira, junto com os acadêmicos Bruno Farenzena e Pablo Cardoso. O objetivo foi apresentar informações e análises sobre o mercado de trabalho do município e região. O relatório analisa o comportamento do mercado de trabalho formal em Santa Maria e compara os resultados com outras cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O relatório criado para a população de Santa Maria e região apresenta informações com dados locais, diferente do que os moradores podem encontrar através das notícias veiculadas pelas grandes empresas midiáticas, que relatam sobre uma taxa de desemprego baseada em dados provenientes de todo o Brasil, e não apenas do lugar onde vivem, permitindo com que se saiba mais sobre a situação atual ao seu redor.

A pesquisa começou a analisar o comportamento do mercado de trabalho formam desde janeiro de 2007 até dezembro de 2018, passando pelas duas crises nacionais, em 2008 e 2015, as quais tiveram um impacto significativo no aumento do desemprego brasileiro. Em Santa Maria, o saldo fica negativo em junho de 2014 e só volta a ficar positivo em setembro de 2016. Nesse período foi percebido que a cidade teve um comportamento semelhante ao de outras localidades. 

O relatório compreendeu que Santa Maria não possuiu um comportamento distinto de outras cidades, mesmo que, no início, a crise tenha ocorrido com uma diferença de poucos meses. Já a duração da crise, medida pela sequência interrupta de meses com saldo negativo de empregos formais, foi semelhante às cidades de Passo Fundo e Chapecó. 

O mercado de trabalho formal de Santa Maria possui aproximadamente 96 mil pessoas. Durante o período da crise, o município apresentou um aumento acumulativo de 2,4% no nível de desemprego com carteira assinada.

A pesquisa lembrou que o aumento do desemprego certamente foi maior no mercado de trabalho sem carteira assinada, que é mais sensível em momentos de crise. 

Santa Maria apresentou também, em média, salários mais baixos que as outras cidades apresentadas no relatório, que são: Caxias, Passo Fundo, Pelotas e Chapecó. No entanto, até o ano de 2013, a média dos salários no município era maior do que a cidade de Pelotas. Isso apresentou a necessidade de compreender, em trabalhos futuros, o que causou a estagnação nos salários de Santa Maria. 

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo Assecom
Imagem: Mark Braunstein / Assecom


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação