Projeto de Extensão aborda “Educação em Diabetes” Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/11/2020

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário Jornalismo UFN
Imagens: divulgação / Farmácia UFN

Considerado uma das datas mais importantes do mês de novembro, o Dia Mundial do Diabetes é celebrado em 14 de novembro e reforça as atenções à conscientização para a prevenção da doença. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela International Diabetes Federation (IDF), em 1991, estendendo-se até hoje, com campanhas de alusão ao tema.

Frente ao alto grau de relevância do tema, o curso de Farmácia da Universidade Franciscana (UFN) elaborou um projeto de extensão sobre Educação em Diabetes. Nele, participam profissionais e alunos da área da saúde da UFN. Ele tem como foco difundir conhecimentos sobre a doença e suas consequências, assim como tratamentos. Ambos baseados em evidências científicas.

A coordenadora do projeto, Profa. Minéia Blattes, comentou sobre a importância da relação entre os cursos da saúde, participantes da estrutura do projeto. “A nossa ideia é que no ano de 2021, possamos atender pessoas portadoras da doença, mesmo de forma remota. Estamos capacitando nossos alunos em suas respectivas áreas, para lidar com o processo de educação e conscientização do tema”, informou.

O projeto é desenvolvido em rede social, podendo ser acessado no Instagram @gepedufn. O material é elaborado com linguagem acessível aos pacientes, acadêmicos e à comunidade em geral, a fim de proporcionar entendimento a respeito do assunto.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 250 milhões de pessoas no mundo têm diabetes. Embora a estatística seja assustadora, enfatiza-se a compreensão frente a esse mal, bem como a prevenção e dificuldades enfrentadas por pacientes. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Diabetes afirma que, em novembro de 2019, no Brasil, existiam mais de 13 milhões de pessoas portadoras da doença. Número este que tende a aumentar até o final de 2020.

É de interesse público saber que a disciplina e cooperação por parte dos portadores e familiares, é essencial para os tratamentos indicados. Um estudo realizado pelo EndoDebate em parceria com a Revista Saúde, aponta que cerca de 80% dos pacientes diabéticos, morrem por doenças cardíacas. Caso o mesmo não se cuide, possibilita-se o surgimento complicações renais, perda de visão ou amputação não traumática de membros inferiores. Dentre os tipos mais importantes de diabetes, estão o DM tipo 1 e o DM tipo 2:

1. O Diabetes tipo 1 acomete 5-10% das pessoas com diabetes. Por ser uma doença autoimune, o sistema de defesa do organismo destrói as células beta pancreáticas, responsáveis pela produção de insulina. Ainda não há cura ou método de prevenção;

2. O Diabetes tipo 2 acomete cerca de 90% das pessoas com diabetes, e está ligado ao estilo de vida. Sendo assim, com a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e atividade física regular, ela pode ser prevenida.