Projeto de crônicas jornalísticas é produzido por acadêmica de Jornalismo Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/05/2021

O ano de 2020 se caracterizou pelas mudanças e a perda da rotina ‘normal’, que antes pouco se refletia sobre as indagações do cotidiano. Somente após uma pandemia se instalar no mundo, que a população parou suas atividades e começou a prestar mais atenção nas situações que a rodeiam.

Diante disso, a acadêmica do 7º semestre de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN), Lavignea Witt, criou o projeto ‘Retratos Pândemicos’ que está sendo desenvolvido na disciplina de Projeto Experimental. Com o objetivo de escrever crônicas jornalísticas unidas a fotografias ilustrativas sobre este momento, o trabalho visa promover reflexões a partir de cada situação e seus aprendizados.

Os textos produzidos pela acadêmica serão publicados nas quartas-feiras, iniciando hoje (12) e com data final para o dia 9 de junho, no site da Agência CentralSul de Notícias. Ao todo, serão produzidas e publicadas cinco crônicas, cada uma com um tema diversificado e sempre relacionado aos aspectos presenciados durante a pandemia.

Segundo Lavignea, seu projeto aborda os efeitos da pandemia com uma visão diferenciada e busca promover reflexões sobre a situação na sociedade: “Quero que as pessoas leiam as minhas narrativas e possam ponderar sobre esse momento que estamos vivendo, através do meu olhar individual”.

A acadêmica de Jornalismo explica que sempre teve gosto pela escrita e não hesitou ao produzir textos relacionados à crônica jornalística durante seu projeto experimental. “Desde que ingressei na faculdade gostei muito desse gênero, por ser caracterizado por uma escrita livre e sem amarras”, conclui Lavignea.

A primeira temática abordada no projeto será o distanciamento social e os efeitos gerados na vida das pessoas. Os outros temas serão decididos no decorrer do processo, sempre relacionando com as situações do cotidiano em meio à pandemia da Covid-19.


Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo
Imagem: Divulgação/Lavignea Witt


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação