Projeto da UFN interage pelas redes sociais promovendo um espaço urbano “[com]VIDA” Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/05/2020

Texto: com informações do CAU-UFN
Foto: Mark Braunstein - Fotógrafo UFN

Devido a pandemia do Coronavírus, as ações no espaço urbano ficaram mais restritas. Mesmo assim o projeto de extensão [com]VIDA segue suas atividades de forma virtual, através dos seus perfis nas redes sociais.

Com o início do isolamento social, em final de março, o [com]VIDA lançou a ação “Onde você iria?”. A ideia surgiu a partir da observação de que muitas pessoas comentavam, em suas redes sociais, sobre a falta do contato social que se dá no espaço público.

Assim, a pergunta “para qual lugar ou espaço da cidade você iria?”, teve o objetivo de descobrir novos lugares, quais espaços são mais ou menos utilizados, qual função é dada a cada lugar e fazer com que cada um que participou repensasse o uso que faz da sua cidade. Associado a isso, a interação com a comunidade também se fez através da proposição de um bingo virtual que dava a oportunidade de as pessoas contarem quais espaços de Santa Maria costumavam frequentar antes da Pandemia do Coronavírus.

Como o projeto sempre incentivou a ocupação dos espaços urbanos, mas o momento pede isolamento social, foi proposta a ação “Cidade da Janela”, que convidou as pessoas a compartilharem o que a sua janela tem para mostrar da cidade. Incentivando-as a observarem a cidade, a sua vista da janela de casa e a rua para, principalmente, pensar o que elas oferecem. Em uma semana, o projeto recebeu inúmeras interações que mostraram os morros, os espaços verdes, as ruas vazias e até fotos de janelas que não tinham vista para a cidade.

A última ação lançada pelo [com]VIDA, no dia 01 de Maio, é o “Você sabia?” que tem como foco principal tornar pública algumas curiosidades e informações sobre determinados espaços da cidade de Santa Maria. Essa demanda é proveniente do levantamento que foi feito a partir das interações obtidas por meio da #CidadeDaJanela, do Bingo dos Espaços Públicos e do “Onde Você Iria?”. As publicações vão abordar locais como a Praça Saturnino de Brito, o Centro Desportivo Municipal, a Vila Belga, o Parque Itaimbé e outros.

“A nova situação que o mundo está enfrentando, devido ao COVID-19, exigiu uma readaptação das atividades acadêmicas, principalmente as que exigem mais práticas e extensionistas. O [com]VIDA vem se reinventando desde então, promovendo interação por meio de redes sociais com as pessoas, que possa ser realizado dentro de casa, uma tarefa um tanto quanto desafiadora para um grupo que sempre incentivou as pessoas a usufruírem do meio urbano. Essa situação talvez nos mostre novos comportamentos e um novo padrão para as nossas cidades”, afirmou a acadêmica Rafaella Righi, do 9º semestre de Arquitetura e Urbanismo da UFN.

O projeto ainda segue trabalhando com o Bairro do Rosário nas ações “Retratos Reconstruídos” e “Afetos” que buscam descobrir e recontar a história do bairro pelos seus moradores, usando ferramentas como a história oral e as fotos de família.

Enquanto perdurar o isolamento social, as informações dos locais públicos ficarão restritas às redes sociais. O objetivo é informar e fazer conhecer os espaços da cidade para que, em breve seja possível a utilização dos mesmos de forma espontânea e cuidadosa.

“Entendemos que é nosso papel dar continuidade a essas ações no sentido de manter o vínculo dos alunos, instituição e comunidade, e percebemos que as redes sociais seriam uma forma de possibilitarmos a extensão. Os alunos de forma bastante colaborativa, voluntária e pró-ativa desenvolvem meios de falar sobre o urbanismo da nossa cidade com quem acessa as redes sociais do [com]VIDA. Até o momento, nos pareceu ser este o caminho mais seguro para atuar pois as escolas, grupos de comunidades e eventos nos espaços públicos estão suspensos, o que transforma nossas principais ações que sempre objetivaram ocupar o espaço urbano de forma educativa e colaborativa”, explicaram os professores responsáveis pelo Projeto Adriano Falcão e Juliana Guma.

As ações de educação urbana e urbanismo colaborativo são desenvolvidas desde o 2º semestre de 2018, organizadas por alunos voluntários de diversos semestres e egressos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFN que atuam no projeto, acompanhados por professores. O grupo tem o apoio dos cursos de Design e Jornalismo também. Inicialmente trabalhando com o Bairro do Rosário, neste semestre a territorialidade do projeto foi ampliada para toda a cidade de Santa Maria.

Todos estão convidados a acompanhar o [com]VIDA nas redes sociais: @comvidaufn, no instagram e no Facebook e, também, colaborar com sugestões, histórias, fotos e dúvidas sobre a cidade de Santa Maria.

Equipe que compõe o [com]VIDA:
Professores envolvidos CAU- UFN: Adriano Falcão, Juliana Guma, Marina de Alcântara
Arquiteta egressa UFN: Milena Magoga
Acadêmicos voluntários: Giulia Rissardi, Victória Lara, Felipe Chaves, Gabriela Coimbra, Maria Augusta Calil, Melina Hoffmeister, Guilherme Morgental, Julio Krauspenhar, Rafaella Righi, Pâmela Santana, Simone Rubin, Gabrielle Minuzzi, Bruna Hegele, Luan Vargas (todos do curso de Arquitetura e Urbanismo) e Francisca Addor (curso de Design).

Foto 1 (divulgação): Reunião virtual da equipe para organização das atividades

Foto 2 (divulgação): retrata 2 ações anteriores - intervenção urbana e pintura da praça Hermenegildo Gabbi

Foto 3 (divulgação): banner virtual dos resultados da ação #cidadedajanela

Foto 4 (divulgação): lançamento da ação “você sabia?”