Projeto arrecada materiais para confecção de protetores faciais a profissionais da saúde Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
25/03/2020

Integrantes do curso de Engenharia Biomédica da Universidade Franciscana estão em busca de doações, ou até mesmo estabelecimentos que vendam, folhas de acetato para a confecção de protetores faciais, como um EPI – Equipamento de Proteção Individual que será destinado a profissionais da área da saúde, no combate à Covid-19.

De acordo com o coordenador do curso de Graduação, Prof. Luiz Fernando Rodrigues Junior, a campanha trata-se do Projeto Hígia, organizado pela PhD em Biomecânica, docente e pesquisadora Maria Elizete Kunkel, da Unifesp-SP. Consiste, então, na confecção de protetores faciais individuais, que é um item essencial para aos profissionais da saúde nos cuidados de um paciente infectado.

“O protetor é composto por uma haste regulável, impressa em 3D, e uma folha de acetado, tamanho A4, fixada por botões impressos ou elástico. É importante deixar claro que o protetor não descarta o uso da máscara e da touca. É mais um EPI de proteção para os profissionais da área da saúde”, ressaltou o coordenador do curso.

Além da Universidade Franciscana, outras instituições de ensino, empresas e profissionais que possuem uma impressora 3D, estão integrando o grupo que está na produção dessas hastes impressas. Depois, tudo será destinado a um centro de produção, onde serão confeccionados os protetores, unido as hastes, as folhas de acetado e o elástico.

DOAÇÕES OU LUGARES QUE VENDAM:
- Folha de Acetato, tamanho A4, com espessura de 0,2 mm ou maior
- Elásticos de borracha para prender a proteção - como os de costura ou de prender dinheiro

Pessoas que possuem impressoras 3D ou que podem auxiliar no projeto com doações podem entrar em contato pelo e-mail engbio@ufn.edu.br ou pelo telefone (55) 99192-1486.