Programa Saberes realiza Oficinas de Apoio Técnico Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
23/05/2022

O Programa Saberes, que é voltado para a formação pedagógica na Universidade Franciscana (UFN), realizará diversas Oficinas de Apoio Técnico que são uma oportunidade aos estudantes aprimorarem seu conhecimento sobre diversificados assuntos acadêmicos, que visam uma experiência formativa significativa. As atividades ocorrem de 24 de maio até 28 de junho e as inscrições podem ser realizadas de forma individual das oficinas desejadas na página Eventos

Ao total, serão realizadas 12 oficinas técnicas presenciais com o objetivo de promover a aprendizagem e qualificar a participação de estudantes em eventos acadêmicos, é voltado para alunos dos cursos de Graduação e da Pós-graduação da UFN. A participação nas oficinas ocorre de maneira gratuita e vale como Atividade Curricular Complementar (ACC), os certificados serão disponibilizados neste link.

Mais informações:
Pró-reitoria Acadêmica - Equipe Saberes | E-mail: saberes@ufn.edu.br | Telefone: 55 32201291

Oficina 1: Artigo de revisão de literatura | ENCERRADA
Data: 24 de maio – às 17h
Local: Sala 103, Prédio 1, Conjunto I - UFN
Ministrante: Liane Batistela Kist
Análise de artigo de revisão; fichamento; metodologia; citações; diálogo entre autores; reflexões (voz autoral); considerações finais.

Oficina 2: Equilíbrio Financeiro  | ENCERRADA
Data: 26 de maio, às 16h30min
Ministrante: Jemeson Rech – Gerente de Negócios – Sicredi
Oficina voltada ao público que deseja encontrar formas de equilibrar suas receitas e despesas, sem deixar de lado os seus sonhos e necessidades diárias.

Oficina 3: Apresentação oral de trabalho em eventos  | ENCERRADA
Data: 30 de maio, às 16h
Local: Salão Azul, Prédio 3, Conjunto I - UFN
Ministrante:  Érick Kader Callegaro Correa
Normas para apresentação de trabalhos em eventos; objetivos de uma apresentação oral; conteúdos e imagens inseridos na apresentação; recursos disponibilizados; postura do apresentador.

Oficina 4: Pesquisa e Comunicação Científica  | ENCERRADA
Data: 1º de junho, às 16h
Ministrante: Noemi Boer
Tipos de pesquisa e comunicação científica.

Oficina 5: A importância do intercâmbio para uma formação acadêmica diferenciada  | ENCERRADA
Data: 6 de junho, às 16h
Ministrante: Rodrigo Jappe
Local: Sala 103, Prédio 1, Conjunto I – UFN
Definição e modalidades de ‘intercâmbio’. Experiências de intercâmbios nacionais e internacionais. Oportunidades de intercâmbio. Critérios de seleção de intercambistas. A missão da ACI na negociação e formalização de programas de cooperação acadêmica.

Oficina 6: Empatia e Visibilidade: fundamentos para um futuro mais acessível e inclusivo | ENCERRADA
Data: 8 de junho, às 17h30m
Ministrante: Arlei Peripoli
Local: Sala 103, Prédio 1, Conjunto I – UFN

Oficina 7: Currículo Lattes – iniciantes (direcionado para quem ainda não possui Lattes)  | ENCERRADA
Data: 13 de junho, às 17h30m
Ministrante: Olívia Olmos
Local: Laboratório 104, Prédio I, Conjunto I – UFN

Oficina 8: Resumo Expandido  ENCERRADA
Data: 14 de junho, às 17h
Ministrante: Liane Batistela Kist

Oficina 9: A Complexidade de pesquisar Direito Ambiental  | ENCERRADA
Data: 20 de junho, às 16h
Ministrante: João Hélio Ferreira Pes
Local: Salão Azul, Prédio 3, Conjunto I – UFN

Oficina 10: Técnicas de memorização e estratégias de relaxamento para redução do estresse na rotina de estudos  | ENCERRADA
Data: 21 de junho, às 16h
Ministrante: Janaína Pereira Pretto Carlesso
Local: Salão Azul, Conjunto I. Rua dos Andradas, 1614

Oficina 11: História e cultura afro-brasileira | INSCREVA-SE AQUI!
Data: 27 de junho, às 16h
Ministrante: Leonardo Guedes Henn
Local: Salão Azul, Conjunto I. Rua dos Andradas, 1614
Ensino de História e cultura afro-brasileira. Tópicos de História Afro-Brasileira. Movimento Negro. Educação antirracista.

Oficina 12: Currículo Lattes – Atualização | INSCREVA-SE AQUI
Data: 28 de junho, às 17h30m
Ministrante: Olívia Olmos
Local: Laboratório 104, Prédio I, Conjunto I – UFN

Oficina 13: Como ser um estudante ativo na era digital? | INSCREVA-SE AQUI
Data: 04 de julho, às 10h
Ministrante: Kadu Braga
On-line via Plataforma Google Meet
Nesta oficina pretende-se abordar um panorama geral de ferramentas e suas práticas para o dia a dia dos estudantes, focando em como se manter ativo nessa era digital. Ferramentas Tecnológicas utilizadas: Gmail; Chat; Meet; Drive; Docs; Apresentações; Keep; Classroom; Forms; Google Lens.

Oficina 14:  Dicas de organização e rotina de estudos | INSCREVA-SE AQUI
Data: 06 de julho, às 10h
Ministrante: Braian Lucas Camargo Almeida
On-line via Plataforma Google Meet
O objetivo desse encontro é mostrar que cada etapa da aprendizagem requer uma rotina diferente de estudos, mas usando as mesmas ferramentas digitais. Ferramentas Tecnológicas utilizadas: Canva e Instagram.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista