Programa de Residência Pedagógica realiza atividades em colégio de Santa Maria Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
19/06/2023

'A Universidade na Escola’, assim foi chamada a série de atividades do Programa de Residência Pedagógica dos cursos de Licenciatura da Universidade Franciscana (UFN), por meio do subprojeto de Filosofia e de História, realizados no mês de maio e junho. As ações foram desenvolvidas no Colégio Estadual Coronel Pilar, em Santa Maria.

Entre as atividades realizadas, foi desenvolvida no dia 19 de maio, a Oficina Pedagógica ‘Memes e Educação’, ministrada pelo publicitário e aluno do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, Carlos Henrique da Costa Barreto. A temática teve base em seu projeto ‘O potencial Comunicativo dos Memes na Sociedade e no Ensino’. O mestrando abordou os aspectos lúdicos, críticos, engajados com causas sociais, diferenças entre humor e ofensa, além das principais características dos memes. A atividade teve como objetivo a apresentação de cada aluno por meio de um meme, através de recortes de revistas e colagens de papel.

A professora do Colégio Coronel Pilar, Ana Izabel Zorzan, acredita que a oficina foi bastante valiosa para os alunos e contribuiu para que eles adquirissem e demonstrassem habilidades e competências que são buscas permanentes da formação de educação básica. Já a segunda atividade, ‘Diálogo Interdisciplinar e Intercultural’, foi realizada no dia 6 de junho, onde as turmas tiveram a oportunidade conversar com o estudante Joseph Samson, pertencente à Residência Pedagógica em Filosofia. Durante o momento, foi relatado as vivências no Haiti, seu país de origem, as questões sociais, familiares e econômicas do local. Além disso, também comentou sobre sua vinda ao Brasil e a adaptação ao idioma, cultura e costumes. As diferenças entre as realidades dos dois países também foi assunto de discussão.

A professora Ana Izabel Zorzan afirma que esse diálogo proporcionou muitas reflexões aos alunos do Colégio: “Todas estas questões debatidas reforçam e enriquecem os conteúdos trabalhados em aula, seja na História, seja na Filosofia ou área das Linguagens, ao mesmo tempo em que suscitam novos temas e a necessidade de estarmos atentos às questões socioeducacionais e às mudanças que se fazem necessárias”.

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Fotos: Divulgação/Curso de Filosofia