Programa de Pós-Graduação em Nanociências realiza planejamento estratégico para 2020 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/12/2019

Integrantes do Programa de Pós-Graduação em Nanociências – PPGNano da Universidade Franciscana se reuniram para discussão de projetos para os próximos anos.

O planejamento estratégico do curso ocorreu no dia 03 de dezembro, e teve por objetivo articular e propor projetos de pesquisa ampliados e interdisciplinares que sejam referência aos professores e pesquisadores do programa, bem como discentes e potenciais candidatos a ingressar nos cursos de Mestrado e Doutorado. Também teve por finalidade o fortalecimento da interatividade docente no sentido colaborativo e interdisciplinar para a qualificação das produções acadêmicas.

Além dos docentes permanentes do PPGNano, participaram deste encontro alguns estudantes de Doutorado, Pós-Doutorado e docentes de outros cursos de Pós-Graduação e Graduação da UFN, para assim serem criados novos vínculos, propostas e/ou fomentar potenciais colaborações em pesquisa científica e tecnológica.

A abertura da atividade foi realizada pelo Coordenador do PPGNano, Prof. Sérgio Roberto Mortari, dando as boas-vindas aos participantes. Em seguida a Reitora Iraní Rupolo, em sua fala, reforçou a importância de momentos como este para entender e prospectar a Nanociência enquanto tema estratégico de pesquisa. Na sequência a Vice-Reitora e Professora do PPGNano, Solange Fagan, coordenou as atividades, com a colaboração do Professor e Doutorando do programa, Lissandro Dorneles Dalla Nora.

O encontro contou com dois grandes momentos: inicialmente, no período da manhã, os grupos organizados de modo multidisciplinar, tiveram que elencar o Impacto, Temas e Ferramentas envolvidas nas pesquisas que vêm desenvolvendo ou que tem interesse na área de Nanociências. Em seguida, cada grupo se responsabilizou pela elaboração de dois projetos de pesquisa em Nanotecnologia com abrangência e interdisciplinaridade baseada na expertise de cada membro.

Já no período da tarde, onde houve a participação dos docentes permanentes do programa, onde cada um teve a oportunidade de eleger quatro dos grandes projetos propostos anteriormente, aos quais tivessem afinidade e/ou interesse em participar. Dessa forma, foram discutidos e selecionados os projetos mais votados e que são áreas de pesquisa do PPGNano, os quais:
I) Nanobiotecnologia Ambiental;
II) Ativos Nanoestruturados;
III) Nanofármacos;
IV) Nanocompósitos e Nanoadsorventes.

A ideia é que a partir de 2020 sejam desenvolvidos estes projetos e em novos encontros sejam apresentados os resultados alcançados e a abrangência do público que se estende desde os pesquisadores até os estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos.

Com informações do PPGNano/UFN.