Programa de Pós-Graduação da UFN homenageia recicladoras da Asmar pelo Dia das Mães Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/05/2021

Em função à chegada do Dia das Mães, comemorado neste 9 de maio, o Mestrado Saúde Materno Infantil e o Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida da Universidade Franciscana (UFN), organizaram uma homenagem para as mães recicladoras da Associação de Materiais Recicláveis de Santa Maria (Asmar).

Respeitando os protocolos sanitários e as normas de distanciamento social, a atividade foi realizada no dia 4 de maio, nas dependências Associação que está localizada no bairro Nova Santa Marta. Participaram da iniciativa, a professora Dirce Backes, assim como bolsistas de iniciação científica e mestrandos de ambos programas de pós-graduação da UFN.

Envolvidas com trabalhos direcionados à sustentabilidade, por meio da seleção e reutilização de materiais recicláveis, as mães recicladoras da Asmar foram acolhidas com um momento especial neste mês de maio. Em comemoração ao Dia das Mães, elas foram presenteadas com uma telemensagem ao vivo, além de um almoço, presentes e muita alegria. “Foi um momento especial para elas, cheio de sorrisos e emoções”, pontuou a professora Dirce.

A professora, que também coordena o Mestrado em Saúde Materno Infantil, realça que o projeto de ensino, pesquisa e extensão ‘Empreendedorismo da Enfermagem’, opera junto às atividades curriculares pontuais com um vínculo estabelecido com a Asmar. Fator que possibilita o compartilhamento de conquistas, sonhos, dificuldades e esperanças: “À semelhança de todas as outras mães, as senhoras da Associação também merecem os nossos aplausos, sorriso, a nossa benção e o nosso reconhecimento pelas mães que são e por tudo o que fazem pela limpeza da nossa cidade e a sustentabilidade ambiental”.

Após concluir sua pós-graduação em 2021, a egressa do Mestrado em Saúde Materno Infantil da UFN, Nathalia Adames, reitera a gratidão diante do trabalho das mães recicladoras e a oportunidade de realizar esta homenagem: “Momentos assim engrandecem o coração diante deste percurso. A importância do trabalho destas pessoas nos põe à reflexão que, com pequenos gestos e atitudes, podemos transformar nossa comunidade em um lugar melhor. O amor delas transcende os desafios do distanciamento social e aquece nossos corações”.

Ligado a isso, a influência positiva do papel do trabalho da Asmar sobre o ensino e aprendizagem estudantil, também foi um ponto que ganhou destaque. Para a bolsista PROBIC/CNPq, Giovana Batistella, está é uma oportunidade de reflexão acerca de sua trajetória: “Obtivemos uma visão muito desafiadora e de muito aprendizado. Me faltam palavras para descrever os inúmeros sentimentos que passaram no meu coração. Só quero agradecer por poder ter feito parte deste dia, assim como a diferença na vida delas”.

O momento buscou, além de tudo, valorizar o trabalho, esforço e dedicação destas mães recicladoras que cooperam por meio de seus trabalhos para finalidades sustentáveis em Santa Maria. “Hoje vocês tiveram essa ação maravilhosa, a gente achou que seria algo simples, só uma lembrancinha por conta da pandemia, mas no fim foi tudo muito lindo. Coisa boa a gente poder receber uma flor, receber um almoço, nosso rosário, sabemos que todas as coisas foram escolhidas com muito amor. Foi especial!”, contou uma das recicladoras que integram o projeto da Asmar.

Confira o depoimento de alguns dos acadêmicos da UFN que participaram desta atividade:

“Gratidão é o sentimento ao realizar a ação de Dia das Mães para mulheres tão incríveis e batalhadoras como as da ASMAR. Gratidão por ter conhecido cada uma delas e por aprender a cada dia com elas, por ter a oportunidade de compartilhar conhecimento e vê-las tão alegres e emocionada com um dia tão importante e significativo para todas as mães. Foi de extrema importância para mim, como acadêmica, realizar esta ação, sentir a alegria e emoção em cada uma das mães da Asmar”.
SILVANA LEÃO – Acadêmica do Curso de Enfermagem

“Hoje foi realizada a celebração do Dia das Mães na Asmar na qual, através de um momento singelo e amoroso, partilhamos um pouco do nosso afeto com essas mães, com essas trabalhadoras que dia a dia, como formigas, realizam um trabalho importantíssimo para a Mãe Terra. Me senti muito agraciado pela oportunidade de estar junto delas, pois sua simplicidade e esforço servem como exemplo para nossas vidas”
BRUNO CAMERA - Acadêmico do Curso de Enfermagem

“Primeiramente gostaria de agradecer a Universidade Franciscana e, também, à professora Dirce, por proporcionarem a nós estudantes a oportunidade de participar e aprender através da prática social que desenvolve a empatia e solidariedade, nos trazendo para uma reflexão sobre inclusão social. Foi muito importante para mim, como pessoa e como aluna, ter este aprendizado presenciando um pouco do cotidiano destas mulheres que trabalham minuciosamente com materiais recicláveis. É notável a dedicação da Instituição em estar sempre presente na sociedade desenvolvendo práticas sociais que colaboram com a comunidade de Santa Maria”.
NARA SARAIVA DUTRA – Acadêmica da Pós-graduação Mestrado em Ciências e Saúde da Vida

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo
Imagem: Divulgação/Mestrado Saúde Materno Infantil