Programa Camisa 10 traz acadêmicos do Jornalismo em entrevistas com profissionais do esporte Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
19/05/2023

Os acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN), Lucas Acosta, Guilherme Cassão, Felipe Perosa e Miguel Cardoso por meio da RádioWeb UFN vêm desenvolvendo projetos radiofônicos com conteúdos esportivos. Entre estas atividades está o programa Camisa 10, sob a supervisão do professor Bebeto Badke que traz uma série de entrevistas com profissionais de referência no esporte nacional e internacional

O Camisa 10 surgiu junto com o novo formato do programa Titular da Rede, também produzido pelos estudantes de Jornalismo, que existe maior foco no esporte local. Era inicialmente o segundo bloco do programa, onde as entrevistas com referências de diversas modalidades esportivas eram debatidas e o tempo de duração variava entre 20 e 25min. Quando observaram que o espaço tinha se tornado pouco e o público gostava do conteúdo, optaram por criar um programa separado, dando início ao formato como podemos ver hoje, onde se pode ter um maior foco neste bate-papo com os entrevistados.

O objetivo principal do projeto é trazer a maior variedade de vozes do mundo esportivo para contarem um pouco de suas trajetórias. Desde o início de suas atividades já entrevistaram comunicadores da área esportiva, e jogadores de futebol americano, rugby, futevôlei, futsal, beach tennis, futebol, tênis, entre outros que não são referência apenas em Santa Maria. Lucas Acosta, acadêmico do 7º semestre e um dos apresentadores, explica que: “O propósito das entrevistas do Camisa 10 não é ser um programa de pergunta e resposta e sim uma conversa, mais descontraída onde é comentada a experiência deles. Mas também contamos algumas nossas, pois todos ali são apaixonados pelo esporte e já o viveram de alguma maneira, então conseguimos trocar esses conhecimentos mesmo que o nosso seja pequeno”.

Desde o início deste ano, já foram realizadas quatro entrevistas com personalidades importantes do esporte, entre eles: Willian Gaúcho, zagueiro da série D do Campeonato Brasileiro pelo Vitória do Espírito Santo e Erik Jorgens de Menezes, que jogou na base do Sport Club Internacional e atualmente está no Al Ain, dos Emirados Árabes. Também tiveram a oportunidade de realizar seu primeiro programa fora dos estúdios da RádioWeb UFN, na ocasião entrevistaram o presidente do Internacional de Santa Maria, Pedro Della Pasqua, no estádio Presidente Vargas.

A última entrevista foi realizada no mês de maio com o goleiro do Futebol 7 do Grêmio, Guilherme Santos. Lucas comenta que Guilherme é um dos melhores da modalidade no Brasil, além disso também dá destaque para o projeto que o time da capital gaúcha tem realizado por conta da magnitude de investimentos que estão ocorrendo. O goleiro relata que sua experiência ao participar do programa foi muito boa, pois, pôde falar um pouco mais sobre a modalidade e também comenta que foi uma oportunidade de dar mais visibilidade ao esporte.

Guilherme Cassão, do 2º semestre, relata que participar da produção é uma grande experiência, pois permite aprender a se comunicar melhor e também tem a oportunidade de conhecer histórias. Ele acredita que o mais importante do programa é que focam na trajetória de vida do convidado e em conhecer quem está ali, não apenas o lado que todos conhecem, mas trazendo o lado humano daquela personalidade. Para ele essa é uma experiência que: “faz com que amadureçamos como pessoas e como jornalistas”.

Lucas também comenta que estes momentos proporcionam a prática da entrevista durante a Universidade no Laboratório de Rádio, somando o ao vivo com o vídeo. “Temos todo este preparo para o mercado de trabalho, hoje já me sinto capacitado para entrevistar qualquer pessoa. Muito por conta deste trabalho que realizamos com o Camisa 10”, destaca o acadêmico. O apresentador também menciona que para ele é uma honra falar com os melhores do mundo no que fazem, “Eu brinco muito que não é a gente que dá visibilidade para eles e sim eles para nós, pois já são consolidados em suas carreiras e nós ainda estamos no caminho”.

Texto e Fotos: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo