Profissional do Amanhã finaliza encontros presenciais Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/11/2021

Desde agosto, o programa Profissional do Amanhã, que tem como objetivo promover experiências acadêmicas e conhecimento sobre as profissões que estarão em alta no futuro aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares da região, vem realizando encontros remotos. A partir do mês de outubro, a Universidade Franciscana (UFN) está recebendo parte desses estudantes em visitas presenciais com a finalidade de conhecer toda estrutura que é disponibilizada para os acadêmicos, além de realizar atividades práticas.

No dia 4 de novembro, foi realizado encontro do projeto Cientista Aprendiz, através dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental Sanitária, em uma atividade abordou o tratamento de água com efluentes. Segundo a professora Ana Amélia Zazycki, a importância do encontro presencial é aliar a teoria, que foi tratada nos encontros remotos, com a prática, onde foi ensinado bastante sobre tratamento de águas residuárias e as alunas visitantes realizaram uma filtração.

A estudante Rafaela Bolzan, do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, participante do projeto, explica que se interessa bastante pela área e está achando muito interessante as atividades realizadas: “Está me dando muito suporte e ajuda para escolha do curso. Esse encontro presencial vai esclarecer bastante coisa e ajudar na experiência”.

Já nesta quinta-feira, dia 25, foi a vez do curso de Design, receber a visita de alunos do Ensino Médio através do projeto Transformação Criativa. As alunas presentes conheceram todos laboratórios onde os acadêmicos, além de conversar com graduandos do curso. A professora Viviane Pupim, comenta que os encontros presenciais propiciam uma visão mais ampla do curso e um olhar mais claro do que um profissional do Design produz.

Brenda Trindade, estudante do Colégio Nossa Senhor de Fátima, conta que os encontros práticos ajudam muito no conhecimento e para a compreensão do conteúdo. “Conseguimos ter um contato mais agradável com os professores e ter uma ajuda melhor no processo criativo. Foi a primeira que vez que entrei na Universidade e consegui ver a variedade de aulas e laboratórios que eles têm”, acrescenta.

Com esses dois encontros, as atividades presenciais estão finalizadas. Agora, o próximo passo é a apresentação do produto final de cada grupo, que passará por uma banca avaliadora e os resultados serão divulgados ainda na primeira quinzena de dezembro, podendo ser vistos aqui no site. Os vídeos finais serão postados no canal do YouTube do Profissional do Amanhã.

Texto: Lucas Acosta/ Estagiário de Jornalismo
Fotos: Eduardo Camponogara/Estagiário de Publicidade e Propaganda