Profissional americana aborda a Internacionalização e Prática Avançada em Enfermagem Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/05/2023

A turma da disciplina de Prática Clínica em Enfermagem e Saúde Baseada em Evidências do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN), recebeu nesta sexta-feira (12) a visita da enfermeira Nádia Campos de Andrade, vinda dos Estados Unidos. A profissional esteve presente para uma roda de conversa sobre Internacionalização e Prática Avançada em Enfermagem.

A atividade foi mediada pela professora do mestrado Cláudia Zamberlan. A docente ressalta que: “Discutir os aspectos inerentes à Prática Avançada em Enfermagem torna-se fundamental, tendo em vista que em inúmeros países do mundo essa especialidade já está consolidada, a exemplo, dos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra”. Além disso, ela também destaca que as discussões realizadas fomentam o pensamento crítico dos mestrandos, os quais refletem em estratégias de implementação a partir das estruturas existentes nos serviços de saúde. O que colabora para a efetividade dos profissionais nos diferentes cenários, em especial, na Atenção Primária à Saúde.

Os mestrandos que participaram desse momento puderam realizar questionamentos e diferentes reflexões acerca da implementação da Prática Avançada em Enfermagem no Brasil, tendo em vista as potencialidades e desafios da mesma. A enfermeira Nadia Campos de Andrade, relata que o trabalho do enfermeiro de Prática Avançada nos Estados Unidos é fundamentalmente colaborativo com os demais profissionais da equipe de saúde. Nadia também comenta que: “Os resultados demonstram por meio de evidências científicas que a atuação profissional é autônoma, eficiente e com resultados efetivos para a gestão, sobretudo, para o cuidado centrado na pessoa”.


Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Imagem: Divulgação/Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação