Professores e funcionários da saúde da UFN são vacinados contra a Covid-19 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/03/2021

A Universidade Franciscana, em parceria com a Secretaria de Saúde de Santa Maria, realizou a vacinação de professores e funcionários da área da saúde que atuam nos laboratórios de ensino institucionais e na rede de atenção à saúde do município, realizando atividades de supervisão de estágios e aulas práticas. A campanha de imunização ocorreu nesta terça-feira (09), no hall do prédio 15, Conjunto III da UFN, das 14h às 17h30.

A ação foi realizada diante do esforço da professora do Curso de Enfermagem da UFN, Juliana Colomé, que solicitou à Secretaria de Saúde de Santa Maria que a vacinação dos docentes e técnicos administrativos fosse realizada na própria instituição.

Juliana conduz uma equipe de vacinação com cerca de 50 voluntários, que são acadêmicos e professores do Curso de Enfermagem da Universidade Franciscana. O grupo que trouxe os imunizantes até a UFN era composto por três professores na aplicação das vacinas e quatro alunos na área de apoio, realizando cadastramento e verificando a documentação dos profissionais.

A mesma equipe, composta por integrantes da UFN, já esteve operando em 4 fases da campanha de vacinação do município:

- Idosos de 85 anos ou mais, nas Unidades de Saúde, na Praça Saldanha Marinho e no drive thru da Medianeira;
- Idosos de 80 anos ou mais;
- Acamados, que não possuem condições de se deslocarem aos centros de vacinação por motivo de saúde;
- E, agora, profissionais da saúde.

De acordo com Juliana Colomé, a participação nessas ações de integração ensino-serviço-comunidade é planejada juntamente ao Núcleo de Educação Permanente em Saúde do município de Santa Maria (NEPeS).

Essa parceria tem repercutido em uma maior integração entre os profissionais da rede de atenção e os professores e estudantes de graduação, residências profissionais e multiprofissionais, os quais tem atuado coletivamente nas ações de combate à pandemia.

Nesta terça-feira, foram vacinados cerca de 80 profissionais. O restante já havia tomado a dose da vacina em outros momentos de vacinação na cidade.

Texto e imagens: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN