12/08/2022
No primeiro dia do Conecta Distrito, evento direcionado ao empreendedorismo e valorização da cultura santa-mariense, a Universidade Franciscana (UFN) levou à Cooperativa Coop 2036 discussões sobre a expressão identitária através do Design e a reutilização criativa de roupas na Economia Circular por meio de duas palestras dos cursos de Design de Moda e de Design. Realizado em parceria com a Prefeitura de Santa Maria e entidades de destaque, a atividade ocorre nos dias 12 e 13 de agosto e integra as ações do Distrito Criativo Centro-Gare.
Durante a manhã, as professoras Rubiana Sandri e Caroline Manucelo Colpo, do curso de Design de Moda, apresentaram a temática ‘Brechós e Upcycling: Como esses conceitos são explorados no Design de Moda’. Abordando este comércio de roupas de segunda mão como sendo uma saída sustentável do ponto de vista ecológico e de ressignificação como uma nova forma de economia, conforme comenta a professora Rubiana Sandri sobre o fato da moda ir além do seu objeto de estudo que é a roupa.
E estas tendências são amplamente estudadas e pesquisadas pelos acadêmicos que desenvolvem, e um destes exemplos é o ‘Projeto Ecicla’ que ocorre de forma interdisciplinar, vinculando as disciplinas extensionistas a oficinas de customização, upycling e práticas de estêncil a fim de transformar a matéria-prima descartada (ou em desuso) em novos produtos de moda que deem lucro a comunidades de baixa renda. “Assim, os estudantes percebem que nada se desperdiça. Com criatividade e muita pesquisa, a gente consegue atender esta demanda para dar uma cara nova para os modos de geração de renda através da Economia Circular e resultando nesses novos modelos de negócio”, explica a professora Caroline Colpo.

Pela tarde foi a vez dos docentes da graduação em Design, Gabriel Barbieri e Círia Moro, falarem sobre o tema ‘Design e artesanato: expressão de uma identidade local’. A presença da UFN na comunidade é o primeiro passo para a atuação dos futuros profissionais neste contexto, participando de projetos e discutindo as questões da cidade junto à economia criativa, conforme aponta a coordenadora do curso, professora Círia Moro: “No curso, onde trabalhamos com a disciplina de Design Social, estamos sempre ligados à Associações e ONGs. Então a gente já tem uma atuação constante, como um de nossos projetos existe há 2 anos a partir da necessidade de se criar souvenires que façam menção aos pontos turísticos da cidade”, referindo-se ao projeto ‘Souvenirs em Cerâmica’, que apresenta uma nova forma de trabalhar a identidade da cidade que normalmente é explorada por imagens fotográficas em cartões postais.
Outros cursos da UFN também estão participando de forma ativa do Distrito Criativo: a Arquitetura e Urbanismo está envolvida no processo a partir do coordenador Francisco Queruz, integrante do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Maria (COMPHIC-SM), além dos professores Anelis Flores e Adriano Falcão. O professor Marcio Tascheto, do curso de História, trabalhou as cidades educadoras e projetos extensionistas da Universidade ao Conecta Distrito. Já a marca do Distrito Criativo Centro-Gare foi desenvolvida pelo professor Roberto Gerhardt, do curso de Design.












Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista