Professores da UFN e alunos da rede municipal desenvolvem projeto sobre o plástico Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
30/11/2021

Professores e pesquisadores da Universidade Franciscana (UFN) estiveram nesta quinta-feira (29) conversando com os alunos do 6º e 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nsª. Sra. do Perpétuo Socorro a respeito do projeto ‘Ciência e Tecnologia do Plástico: temáticas de ensino colaborativas na Educação Básica’. A atividade, que amplia o olhar dos estudantes do Ensino Fundamental sobre sustentabilidade, reciclagem e possibilidades de geração de renda para as famílias, também é voltada para a aprendizagem através do contato destas turmas com o ambiente do ensino universitário.

Este já é o segundo ano que os profissionais da UFN desenvolvem este projeto na escola, além de outras ações conectadas à Tecnologia do Plástico que são desenvolvidas por diversos setores da Universidade e ligadas ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). À frente deste grupo de pesquisa estão os professores Ail Ortiz (Pedagogia e UFN Digital), Diogo Topolski (Engenharia de Materiais), Maria Isabel Orselli (Engenharia Biomédica), Lissandro Nora (Administração) e Sandra Cadore Peixoto (Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática). Todos coordenados pela pesquisadora Janilse Nunes, Diretora de Ensino de Graduação da Universidade Franciscana.

“Achei bastante importância para sabermos como funciona a reciclagem e entender como é o ciclo do plástico, para melhoras a situação do no nosso meio ambiente. Nós já tínhamos estudando um pouco sobre isso, mas hoje eu vi muitas novidades que os professores trouxeram aqui porque temos que cuidar bastante do nosso planeta”, destaca Entoni Nascimento Huffel, de 14 anos e estudante do 6º ano do Ensino Fundamental. O conhecimento das turmas também foi testado pelos professores que propuseram questionamentos acerca dos temas abordados e receberam um retorno superpositivo com respostas criativas e pontuais que demonstraram a atenção de todos durante o bate-papo.

A oportunidade também foi de apresentar aos alunos novas possibilidades de empreender com o plástico, como enfatiza a Diretora do E.M.E.F Perpétuo Socorro, Daniela Guterres de Oliveira: “Este é um projeto maravilhoso que já vem sendo trabalhado pela UFN dentro da nossa comunidade escolar. E como trata de um tema que sempre tem que estar em provocação e trazendo novas maneiras apresentar aos alunos. E aqui ainda está agregado o enfoque para o empreendedorismo, que queremos desenvolver junto às famílias de cada um dos que estão participando desta ação”.

O enfoque trazido pelos cursos da UFN aos alunos da rede municipal de ensino e que, em breve, será estendido aos seus familiares é de atentar para a Educação Ambiental com cuidados aplicados aos espaços que habitamos através de aprendizados das áreas de Ciências, Administração e das Engenharias. E, de acordo com os pesquisadores envolvidos no projeto, valorizar o plástico como um material rico em possibilidades e aprender como trata-lo de uma maneira que ele proporcione bons resultados para o nosso dia a dia.

Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista da UFN