Professoras da Nutrição e egressa do MCSV realizam ações em Brasília Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
30/05/2023

Na última semana, dos dias 22 a 25 de maio, as professoras do curso de Nutrição da Universidade Franciscana (UFN), Ana Lúcia de Freitas Sacool e Cátia Regina Storck, além da egressa do Mestrado em Ciências da Saúda e da Vida (MCSV), Patrícia Arruda Scheffer, estiveram em Brasília para ações na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foram realizadas apresentações das ações desenvolvidas no Rio Grande do Sul para Categorização dos Serviços de Alimentação. As representantes da UFN estiveram reunidas com a Gerente de Inspeção e Fiscalização Sanitária de Alimentos, Cosméticos e Saneantes (GGFIS – Anvisa), Renata Fonseca e com a Coordenadora de Inspeção e Fiscalização Sanitária de Alimentos, Liliane Alves Fernandes.

Na oportunidade foram apresentados os resultados e as ações já realizadas e planejadas para implementação na região central do Estado. Para a professora Ana Lúcia de Freitas Sacool, foi um encontro extremamente produtivo: “Foi possível verificar que estamos no caminho certo. Saímos da reunião otimistas que a Categorização dos serviços de alimentação pode voltar a ser uma prática nos sistemas de inspeção no Brasil, após as experiências positivas da Copa do Mundo FIFA/2014 e Santa Maria 2019”.

Já nos dias 23 e 24, foram realizadas reuniões com Coordenação de Padrões e Regulação Alimentos (Copar – Anvisa), representada por Tiago Lanius Ruber e Rodrigo Martins de Vargas. Durante o encontro, foi apresentado os resultados do projeto aprovado no Pesquisador Gaúcho da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), ‘Desenvolvimento de informativo nutricional para serviços de alimentação’, estudo da egressa Patrícia Scheffer, vinculado ao Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida.

Foram discutidas formas de implementar estratégias para transmissão de informações sobre os alimentos e preparações, entre essas ações foi abordado os informativos nutricionais testados pelo Grupo de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional (GESAN) da UFN, além das ferramentas tecnológicas que estão sendo produzidas em parceria com os cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação. “A apresentação dos informativos nutricionais, fruto da minha dissertação no Mestrado para Anvisa foi importantíssimo para demonstrar a relevância das pesquisas realizadas na UFN. Acredito que o tema é de interesse nacional e poderá trazer benefícios para todos brasileiros”, destaca a nutricionista Patrícia Scheffer.

Ainda foi realizada uma visita técnica na Universidade de Brasília (UnB), onde foram recebidas pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), Verônica Cortez Ginani. No local, foram visitados salas e laboratórios, além da troca de conhecimentos e experiências com os professores e coordenadores da UnB. “Essas trocas de informações com outras universidades são sempre muito enriquecedoras”, completa a professora Cátia Regina Storck.

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Fotos: Divulgação/Curso de Nutrição