Professora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFN participa de conferência internacional Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/12/2020

A professora e coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, da Universidade Franciscana (UFN), Noeli Júlia Schüssler de Vasconcellos, participou do evento “Conservação Integrada Summit”, considerado o maior em âmbito de preservação integrada do Brasil. O encontro ocorreu do dia 30 de novembro até 4 de dezembro, de modo virtual, e abordou assuntos ligados à defesa da biodiversidade mundial.

Durante os cinco dias de duração, o evento promoveu diversos debates em mesas-redondas, nas quais os palestrantes discutiram pautas a respeito da preservação do ecossistema e sobre a Década da Restauração do Meio Ambiente. Assim, os participantes puderam englobar tópicos sobre o que foi planejado e realizado nos últimos 10 anos na biodiversidade mundial.

A professora Noeli, destaca o grau de importância do encontro na conscientização pública, ligada aos cuidados com o meio ambiente, a partir das discussões realizadas durante a conferência. Ela também ressalta os conceitos em comum trabalhados no curso, por meio dos temas discutidos: “Os assuntos levantados tiveram como foco o Desenvolvimento Sustentável, tema que perpassa por todas as disciplinas do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. O engenheiro Ambiental e Sanitarista tem suas ações calcadas na premissa do desenvolvimento sustentável”.

O SUMMIT, foi um evento originado pela Academia da Conservação, considerada um ambiente colaborativo para disseminar dados sobre Conservação Integrada e Sustentabilidade. Ela é composta por profissionais atuantes na Década da Restauração de Ecossistemas da ONU. Dentre eles, estão: Grupo Cataratas (atuante na gestão e operação das experiências em parques e atrações turísticas no Brasil); Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA); Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB); Instituto Conhecer para Conservar (ICC). Ambos engajados numa ação massiva, para restaurar ecossistemas degradados e gerar melhores recursos e condições de vida sem influenciar negativamente na natureza.

Além da temática focada nos cuidados com a fauna e a flora global, foi idealizado um conjunto de ações para mobilizar o capital privado e estimular o protagonismo empresarial.

“As ações para os próximos 10 anos visam uma agropecuária mais responsável, a reintrodução de espécies em seus habitats e a recomposição da vegetação degradada, por meio de plantio controlado de espécies nativas. Esta, como medidas comprovadas da melhora da qualidade de vida e de respeito com o meio ambiente”, frisou Noeli.