Professora da Universidade Franciscana tem artigo publicado em revista internacional Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/06/2020

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN
Imagens: divulgação / arquivo pessoal

A docente do curso de Ciências Econômicas da UFN, Profa. Dra. Denise Piper, teve o artigo derivado da sua tese de doutorado publicado na revista internacional Theoretical Economics Letters.

A publicação foi feita no mês de junho, e a pesquisa que tratava da Dinâmica Inflacionária Brasileira teve como coautores o Prof. Dr. Fernando Ferrari Filho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFGRS, e o Prof. Dr. Marcos Tadeu Caputi Lélis, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos.

A conclusão do doutorado de Denise Piper ocorreu no ano de 2018. "Sempre pensei que a inflação no país não se comportava como predizia a teoria econômica convencional, possuindo certas particularidades. Pensando assim, a tese voltou-se a pensar fora da caixa e verificar quais de fato os determinantes da dinâmica dos preços no Brasil”, explica a docente.

De acordo com ela, a versão em Língua Portuguesa foi aceita em um evento científico de grande relevância no Brasil em 2019. A partir disso, os autores tiveram a ideia da tradução do artigo para o Inglês, pensando na divulgação do estudo fora do país.

A primeira versão traduzida foi aceita para apresentação no “23nd Forum for Macroeconomics and Macroeconomic Policies (FMM)”, que ocorreu em Berlim, na Alemanha, em outubro de 2019. De acordo com a docente, este evento é considerado por muitos economistas como o principal evento científico de macroeconomia do mundo.

A partir disso, o grupo aprofundou ainda mais o estudo e conquistou a publicação na revista internacional Theoretical Economics Letters, em junho de 2020.“Essa publicação de caráter internacional me alegra profundamente, uma vez que se consubstancia no reconhecimento do trabalho. Ademais, sinto-me honrada em poder contribuir para divulgar o nome da instituição e do nosso curso a nível internacional”, finaliza a professora.

A Profa. Dra. Denise Piper possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria, se tornou Mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá e realizou o Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ainda, ela tem como principais áreas de atuação a Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico, e atualmente, leciona no curso de Ciências Econômicas da Universidade Franciscana – UFN.

Ficou interessado no estudo? Acesse o artigo completo clicando aqui.