Professora da UFN integrou o ‘Projeto Flora do Brasil 2020’ Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/05/2021

A fim de elaborar uma lista nacional de espécies, com informações sobre a flora brasileira, a docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT), da Universidade Franciscana (UFN), Dra. Thais do Canto-Dorow, integra o ‘Flora do Brasil 2020’ que tem a coordenação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

O programa, que está disponível para acesso via plataforma on-line, é considerado portador de uma das mais importantes estratégias sobre a conservação de plantas. Frente a este propósito, a equipe conta com um grupo de 900 pesquisadores taxonomistas nacionais e internacionais, engajados pela causa.

Com a finalidade de reunir dados sobre o ‘quanto’ e ‘o que’ estão presentes na biodiversidade brasileira, além das pesquisas e imagens de plantas, algas e fungos. De acordo com o ‘Flora do Brasil 2020’, o nosso país detém 10% da biodiversidade mundial e já são cerca de 46 mil espécies registradas até o momento. Para a educadora, é uma oportunidade de viabilizar o conhecimento e a sensibilidade coletiva da conservação do ecossistema brasileiro: “O projeto apresenta a biodiversidade nacional, sendo um valioso recurso para a pesquisa internacional pois é apresentado em português, inglês e espanhol, assim como, é destinado para o ensino”.

Ela ainda ressalta que a unificação entre o ser docente e bióloga faz com que se valorize mais ainda a área educação: “Assim que pesquisamos sobre a biodiversidade, adquirimos o respeito diante da conservação das espécies. Procuro repassar isso aos meus alunos, tanto como aos colegas de profissão. Devemos divulgar este material riquíssimo como método de esclarecimento para as pessoas conhecerem a nossa flora”.

O projeto contou com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do CNPq e do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), e também da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Mais informações referentes ao programa, podem ser encontradas neste link.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo
Imagens: Divulgação/ Thais do Canto-Dorow