02/09/2022
A partir de agora, a trajetória de trabalho e ensino do professor Claudio Alves Malgarin está registrada para sempre na Universidade Franciscana (UFN) e no prédio do curso de Direito, que ele ajudou a criar, através de uma placa que nomeia a Sala da Coordenação do curso. A cerimônia foi realizada no dia 31 de agosto (quarta-feira), é um reconhecimento à relevante contribuição profissional como primeiro coordenador e Decano do curso de Direito da UFN.
Malgarin, que atua como Procurador Jurídico junto à Assessoria Jurídica da Instituição, já recebeu a distinção de Doutor Honoris Causa (2015) pela Universidade Franciscana - à época Centro Universitário Franciscano –, além de outros reconhecimentos à nível nacional e estadual como a Comenda do Mérito Judiciário Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4-RS) e as honrarias concedidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que lhe conferiu o grau de Mestre Jurídico (2005), a Comenda Oswaldo Vergara pela OAB/RS (2013) e a Medalha Ministro Carlos Maximiliano, OAB/RS - Subseção Santa Maria (2014).
“Para nós esse é um momento muito especial, porque temos no professor Malgarin uma referência, como bem colocado na placa, de profissional, mas sobretudo de ser humano que sempre estabeleceu as premissas básicas e os princípios que serviram de verdadeiros pilares sobre os quis esse curso se construiu”, declarou a professora Rosane Leal da Silva ao falar sobre a importância do homenageado para o corpo docente e acadêmicos. Ela exaltou a capacidade de alinhar os conhecimentos técnicos ao senso de responsabilidade social que, o então professor, sempre demonstrou ao conduzir outros colegas professores de forma muito assertiva na construção do curso.

Sem esconder a emoção, o homenageado deixou claro que seu sentimento era de completa gratidão pelo reconhecimento: “Em primeiro lugar gratidão a Deus por tudo que me concedeu, pela longevidade, pela capacidade de trabalhar e de estar aqui com vocês em um momento tão especial como esse e que vai muito além do merecimento e gratidão à Universidade da qual me sinto parte. E um agradecimento especial aos colegas que labutaram junto na estrutura desse curso que possui o crédito de um esforço conjunto. Eu sempre dizia que a função principal de um coordenador é congregar e, em tom de brincadeira, dizia que era não atrapalhar o bom trabalho daqueles que estão colaborando e aceitar as boas ideias, não pensar ser o dono da verdade, isso fez com que o curso chegasse ao nível que está hoje”. Referindo-se à qualidade dos advogados formados pelo Direito da UFN que é Conceito 5 pelo Ministério da Educação (MEC).
“Penso que este é um verdadeiro momento aula, porque homenagear quem eu espelho e é constituído naturalmente como uma liderança, educativamente é até um dever. É algo que sintoniza com o projeto educar desta Universidade. O curso não é um momento, é uma história que precisa transpassar as gerações e, oxalá, consiga fazer essa trajetória sempre de forma digna com lideranças respeitadas e reconhecidas”, disse a Reitora da UFN, professora Iraní Rupolo, ao comentar que a trajetórias bem constituídas devem ser reconhecidas para que os estudantes se guiem por exemplos dignos e inspiradores.
Acompanhado da sua esposa Lúcia, da Reitora Iraní Rupolo e do coordenador do curso de Direito, Cristiano Becker Isaia, o professor Claudio Alves Malgarin descerrou a placa da Sala 318 do Prédio 13 – Conjunto III que, agora leva o seu nome, e tem escrito: ‘Em reconhecimento por sua relevante contribuição profissional como 1º coordenador e Decano do curso de Direito da Universidade Franciscana. Em homenagem à sua integridade pessoal, criativa, sábia e de respeito ao outro, características da sua atuação como ser humano, professor e jurista’.












Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista