Professor da UFN participa de Congresso Internacional sobre Pensamento Visual Matemático Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/10/2021

Focado no desempenho do ensino e aprendizagem em matemática, o professor José Carlos Leivas, do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (PPGECIMAT / UFN), integra a ‘Primeras Jornadas Internacionales ‘Pensamiento Visual en lo Matemático’, nos dias 9 (15h às 18h) e 10 (9h às 18h) de dezembro, via Zoom. O pesquisador, também presidente do Comitê Científico, faz parte da comissão organizadora do Congresso.

As perspectivas do encontro giram em torno da busca pelo diálogo e reflexão envolta à comunicação científica da educação matemática em diferentes níveis de ensino. O encontro é promovido pela Universidad de Playa Ancha (Chile) e pelos programas de Doutorado e Mestrado em Educação Matemática da Universidade Antonio Nariño (Colômbia). “Temos um projeto de internacionalização com a Universidade Antonio Nariño de Bogotá, o qual originou um plano de pesquisa: ‘Incidencia del pensamiento visual en el proceso de enseñanza aprendizaje de la Matemática Universitaria’, do qual participam várias instituições de diversos países”, explicou o professor José Carlos.

Ao longo do encontro serão apresentados recursos digitais, workshops, palestras e um café virtual, com a finalidade de promover a interação entre o público presente. Em meio à algumas temáticas que serão discutidas, estão: ‘O pensamento visual no processo ensino-aprendizagem de estatística’; ‘O pensamento visual no processo de ensino-aprendizagem da geometria’; ‘TIC no desenvolvimento do pensamento visual’; ‘Criatividade e pensamento visual em matemática’; e ‘Arte, matemática e pensamento visual’.

A partir deste contexto, os assuntos foram selecionados de modo a promover a intencionalidade entre pesquisadores e instituições. “É um evento de suma importância para o desenvolvimento da Educação Matemática, especialmente por abrir possibilidades de divulgação de pesquisas de estudiosos da área”, acrescentou o professor José Carlos, ao abordar a dimensão dos temas pautados.

As inscrições para participação do Congresso são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail pensamiento.visual.mat@upla.cl, até o dia 5 de dezembro.

Cada inscrito também poderá submeter um projeto por meio do pensamiento.visual.mat@upla.cl, até 20 de novembro, para apresentação durante o Congresso. No ato do registro, deverá ser encaminhado um resumo de duas páginas com título, autores, e-mail, instituição, justificativa e objetivo e descrição do problema de pesquisa, assim como a metodologia, os resultados finais e a bibliografia. A aprovação dos trabalhos será divulgada em 30 de novembro.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo