Professor da Medicina participa de procedimento pioneiro no RS Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
21/08/2020

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Instituto do Coração de Santa Maria (H-ICOR/HCAA) realizou pela primeira vez o procedimento “MitraClip”, indicado para pacientes com insuficiência mitral, no dia 04 de agosto de 2020.

Também chamada de Regurgitação mitral, a insuficiência mitral é um vazamento do ventrículo esquerdo para o átrio esquerdo. Normalmente, o fluxo sanguíneo deve acontecer somente do átrio para o ventrículo, porém em válvulas doentes pode acontecer o retorno do sangue para o átrio, ou seja, sentido oposto ao fluxo natural.

Segundo o médico e professor da Universidade Franciscana (UFN), Dr. Anibal Pereira Abelin, nos casos de insuficiência mitral, a cirurgia cardíaca aberta é o tratamento de escolha, porém pode ter um risco de complicações elevado em pacientes com idade muito avançada ou com problemas de saúde que tornem a cirurgia aberta proibitiva.

O procedimento “MitraClip” é realizado através de um dispositivo minimamente invasivo que repara a válvula mitral sem necessidade de um procedimento cirúrgico convencional. “O clip é implantado no coração através de um cateter inserido na veia femoral da perna, que cruza o coração do lado direito para o lado esquerdo, colocando-se o clip de maneira que aproxime as bordas dos folhetos da válvula que está com vazamento, de maneira que reduza esse espaço sem causar estreitamento
na passagem do sangue, porém reduzindo o vazamento”, explicou o Dr. Abelin.

Essa incapacidade de bombear o sangue oxigenado pode gerar complicações como batimentos cardíacos irregulares (arritmias), acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca (IC), quando o coração se torna incapaz de bombear todo o sangue oxigenado que o corpo necessita para funcionar adequadamente.

Participaram do procedimento: Dr. Anibal Pereira Abelin - UFN, Dr. Arnoldo Azevedo dos Santos, Dr. Gerson Pereira de Oliveira e ao pessoal da enfermagem e administração. Ainda, aos médicos Dr. Fabiano Segat (ecocardiografia), Drs. Eduardo Monteiro e Henrique Ferreira Marques (anestesistas) e ao apoio dos “proctors” Dr. Salvador Cristovan (Beneficência Portuguesa – SP), Dr. Rodrigo Barreto (Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – SP), a médica residente da UFN/HCAA, Dra. Milene Ribeiro Stedile e a Enfermeira Ana Pinna e ao Rodrigo Paiva (Abbott Cardiovascular) por fazer história e realizar com sucesso o primeiro “MitraClip” da região central e segundo no interior do Estado.

Informações: Tamires Rosa da Silva - Jornalista -  Assessora de Comunicação e Marketing - Instituto do Coração de Santa Maria (ICOR)