Professor da Medicina indica prevenção contra o Coronavírus Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/02/2020

Texto: Carlos Spall / Jornalista UFN
Foto: Mark Braunstein / Fotógrafo UFN


Mesmo antes do primeiro caso de Coronavírus ter chegado no Brasil, a Universidade Franciscana, assumindo seu papel de mediadora educacional com a comunidade de Santa Maria e região, vem capacitando profissionais de saúde por meio dos professores infectologistas que compõe o quadro docente do Curso de Medicina da UFN.

No início do mês de fevereiro, 500 profissionais foram qualificados para prevenção à doença. Conforme o médico Infectologista, Thiego Teixeira Cavalheiro, os cuidados seguem os mesmos, cabendo a cada um fazer sua parte. “Não há motivos para pânico. Basta seguir os cuidados da etiqueta respiratória, como lavar as mãos, tossir no cotovelo, usar álcool em gel e evitar ambientes fechados caso apresente algum sintoma de resfriado”, explicou o professor.

Ainda conforme Cavalheiro, qualquer problema respiratório é analisado pelas equipes médicas de plantão. No entanto, o protocolo de controle do Coronavírus só é aplicado caso esta pessoa tenha tido passagem por uma área com maior incidência da doença, como China e Itália, por exemplo.

“A vacinação para Gripe e Influenza é o mais importante. A carteira de vacinação deve estar em dia, antes da chegada do inverno. É importante o paciente não cair em notícias falsas, porque os profissionais de saúde estão empenhados nas perspectivas de reconhecimento, prevenção e tratamento de qualquer doença respiratória, a qual pode, ou não estar relacionada com o Coronavírus”, alertou Cavalheiro, ressaltando que o mais importante e avaliar o histórico de contato epidemiológico.

Vale destacar que em Santa Maria os Hospitais Casa de Saúde, São Francisco de Assis, Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo e Unidade de Pronto-atendimento (UPA) estão se organizando diante de um plano de contingenciamento local, caso haja necessidade.

Veja conteúdo exclusivo da UFN TV


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação