Primeiro Meetup NASA de Santa Maria conta com participação do Ambiente de Inovação da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
01/10/2019

Texto: Nathália Arantes / Estudante de Jornalismo UFN
Imagem: divulgação

A Universidade Franciscana esteve presente no Meetup NASA - “Astronomia, futurismo e outras coisas”, que ocorreu nos dias 26 e 27 de setembro na UFN e UFSM. O objetivo do evento foi divulgar a competição “NASA Space Apps 2019” que está marcado para ser realizado em Santa Maria no dia 18 de outubro.

Essa foi a primeira vez que a cidade foi sede do evento, que se deu na forma de troca de experiências com intuito de promover o contato da comunidade acadêmica com temas como inovação, tecnologia e futurismo. Além disso, o Meetup NASA busca estimular a participação dos estudantes para o Nasa Space Apps, maratona de competições promovida pela incubadora da NASA, onde equipes buscam soluções inovadoras através de cocriação em diversas áreas.

A primeira noite do Meetup contou com a presença de Matheus Camargo, gestor do Ambiente de Inovação da UFN que falou sobre os ambientes de inovação. O palestrante foi convidado por sua proximidade com o Santa Maria Tecnoparque, um dos realizadores do evento.

Segundo Matheus, estiveram presentes alunos de graduação, onde pode-se destacar a importância da UFN e UFSM como referências de instituições para desenvolver uma conexão de troca de saberes e inovação em prol da cidade.

O palestrante ainda chamou a atenção para o desenvolvimento tecnológico local, destacando a importância de pesquisas acadêmicas.

“Localmente, com cerca de 40 mil alunos, nós temos uma realidade muito propícia para a inovação e tecnologia. Temos que aproveitar, mas infelizmente ainda há muitas pesquisas desenvolvidas que vão para a gaveta. Com a incubadora e suporte disponível se tem estrutura para colocar na prática”, observa Matheus.

O Meetup tem como realizadores o Santa Maria Tecnoparque, a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFSM e o Ambiente de Inovação da Universidade Franciscana.